O Hotel Empório, cenário de alguns dos mais famosos e queridos episódios de “Chaves“, ficou destruído após ser atingido pelo furacão Otis, em Acapulco, no México, nesta quarta-feira (25). De acordo com autoridades locais, a tempestade na cidade, que é considerada um dos principais destinos turísticos do país, deixou ao menos 27 mortos e 4 pessoas desaparecidas.
As imagens do estrago feito pelo furacão foram compartilhadas pelo hóspede Raymundo Ceja. No Instagram, ele também deixou uma mensagem para amigos e familiares dizendo que passa bem. “Amigos. Estamos bem, mas devo aceitar que foi um milagre… Tudo está destruído“, escreveu. Ele também informou que os “serviços públicos” não estavam funcionando. Veja:
Gravados em 1977, os três episódios de “Chaves” em Acapulco são alguns dos mais populares da série mexicana. Estrelado pelo ator Roberto Bolaños, o programa ficava restrito ao estúdio e aos mesmos cenários, onde eram gravadas as cenas na vila dos moradores, o restaurante de Dona Florinda e a escola do Professor Girafales. Com isso, os episódios filmados no hotel se tornaram um sucesso.
O furacão Otis atingiu a categoria máxima, que é cinco, com vento de 270 km/h. A cidade ficou sem luz, internet e telefone. Alguns serviços estão sendo reestabelecidos. De acordo com a revista Luces del Siglo, parte da fachada do Empório desmoronou em cima de alguns carros. O acesso ao local está prejudicado, com estradas fechadas.
De acordo com o governo do estado de Guerrero, 80% dos hotéis de Acapulco foram afetados pelo furacão. Veículos foram colocados para ajudar a retirar os turistas da cidade. Na quarta-feira (25), a governadora Evelyn Salgado informou que as autoridades estavam trabalhando para reestabelecer a energia e reativar bombas de água potável na cidade.
Se está realizando un esfuerzo importante con @CFEmx para restablecer los servicios de electricidad y poder reactivar el servicio de bombeo de agua potable para toda la población. (2/5)
— Evelyn Salgado Pineda (@EvelynSalgadoP) October 26, 2023
Na noite de terça-feira (24), a prefeita de Acapulco, Abelina López, disse que a cidade estava em “alerta máximo”. Ela também pediu para os moradores se protegerem em suas casas ou abrigos espalhados pela cidade.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques