Passaros Queda Mexico

Centenas de pássaros caem mortos misteriosamente no México, e vídeos surpreendem; especialistas apontam possíveis causas — assista

Especialistas avaliam e sugerem o que teria levado ao colapso das centenas aves da espécie Graúna-de-cabeça-amarela

Um fenômeno inusitado surpreendeu moradores de Cuauhtémoc, na região Norte do México, nos últimos dias. Centenas de pássaros caíram misteriosamente ao mesmo tempo sobre residências e uma rua. Os registros surpreendentes viralizaram na web, levantando uma série de perguntas sobre o que teria causado o “massacre” das aves.

O caso aconteceu na última segunda-feira (7), e as imagens rodaram o mundo nos últimos dias. Câmeras de segurança flagraram o momento em que a “nuvem” de pássaros simplesmente cai, do nada. Alguns dos animais conseguiram recuperar o voo, no entanto, a grande maioria já estava morta ou ficou no chão. Pouco depois, também surgiram os vídeos de como ficaram as ruas, lotadas com os corpos das aves.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o El País, os vizinhos chamaram as autoridades após o incidente, tanto para o auxílio na limpeza da região, como para tentar averiguar o caso. Algumas das aves recolhidas foram enviadas a centros de investigação, para que uma possível causa das mortes fosse apontada. Agora, espera-se que as necropsias determinem o que levou ao colapso dos pássaros.

Hipóteses e episódios similares

Segundo o jornal O Globo, as aves pertenciam à espécie Graúna-de-cabeça-amarela (Xanthocephalus). Diante da série de especulações, um veterinário que esteve na região apontou uma alternativa. De acordo com o especialista, essas aves têm costume de viajar do Norte do Canadá ao Norte do México durante o inverno, em busca de temperaturas mais amenas. Elas podem ter morrido após inalarem fumaça tóxica de algum dos prédios da região, ou então, podem ter encostado em cabos de alta tensão e ter sofrido uma descarga elétrica.

Passaros Queda Mexico2
Uma necropsia foi feita para determinar o que causou o colapso dos inúmeros pássaros. (Foto: Reprodução)

Continua depois da Publicidade

Esta, entretanto, não é a primeira vez que algo assim assim acontece. O El País recordou que, há alguns anos, exemplares da mesma espécie também apareceram mortos ao tentar migrar para o México. Apesar de não ter respostas muito claras, a culpa sobre o caso caiu nos incêndios florestais da costa oeste dos Estados Unidos. Na época, falava-se que os animais teriam sofrido de fome e danos pulmonares pela inalação de fumaça das queimadas.