A Miss Costa do Marfim renunciou ao título de Miss Universo África e Oceania, recebido um dia após ter ficado em quinto lugar no Miss Universo 2025. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (24), no Instagram, Olivia Yacé afirmou que a decisão se deve pelo fato de permanecer fiel aos seus valores de “respeito, dignidade, excelência e igualdade de oportunidades”.
“Como representante da Costa do Marfim no Miss Universo 2025, em Bangkok, testemunhei em primeira mão que sou capaz de realizar grandes feitos, mesmo diante da adversidade. Mas para continuar neste caminho, preciso permanecer fiel aos meus valores: respeito, dignidade, excelência e igualdade de oportunidades, os pilares mais fortes que me guiam“, declarou.
Além de renunciar ao título, a modelo, de 27 anos, afirmou que encerrará todos os vínculos com a Organização Miss Universo (MUO). “Ao longo da minha trajetória como embaixadora e rainha da beleza, servi com comprometimento, resiliência, disciplina e determinação. No entanto, para alcançar todo o meu potencial, devo permanecer firmemente ancorada nos meus valores e princípios, que pavimentam o caminho rumo à excelência“, salientou.
Yacé explicou que a renúncia permite que ela inspire as “novas gerações”, especialmente as meninas, a serem “uma influência positiva, ultrapassarem seus limites, caminharem com confiança em ambientes onde acreditam não pertencer e a abraçarem sua identidade com orgulho“. A citação aludiu à sua resposta na final do concurso, quando foi questionada sobre, caso ganhasse o título de Miss Universo, como ela usaria o título para empoderar jovens meninas.
“Ao deixar esse papel reduzido de Miss Universo África e Oceania, poderei me dedicar totalmente a defender os valores que me são tão caros. Faço um chamado às comunidades negras, africanas, caribenhas, americanas e afrodescendentes: continuem ocupando espaços onde não esperam que vocês estejam. Vamos abrir caminhos para os irmãos e irmãs que virão depois de nós. Nunca deixem que alguém defina quem somos ou limite nosso potencial. Nossa presença importa, e nossas vozes precisam ser ouvidas“, destacou.
A modelo finalizou o comunicado parabenizando a nova Miss Universo, a mexicana Fátima Bosch, e estimando melhoras à Miss Jamaica, Gabrielle Henry, que se acidentou durante uma das fases do concurso. “Sou profundamente grata ao apoio que recebi e às experiências incríveis que me moldaram. Agora seguirei minha jornada de uma forma diferente. Obrigada a todos que fizeram parte dessa aventura excepcional. Continuemos defendendo nossos valores e buscando a grandeza juntos. É a vez da África“, concluiu.
Veja o comunicado:
Polêmica com resultado
O anúncio da Miss Costa do Marfim ocorre após as notícias que apontavam uma possível fraude no Miss Universo, envolvendo um contrato milionário assinado com uma empresa ligada ao pai da vencedora, Fatima Bosch. A Miss México foi coroada após uma série de polêmicas. Além disso, especialistas apontavam Yacé como a grande ganhadora.
Neste domingo (23), Raul Rocha Cantú, presidente da MUO, declarou que as reportagens e publicações “tendem a desinformar, confundir e manipular um público que acredita que elas exercem um jornalismo com ‘a verdade’, quando na realidade são sensacionalistas e oportunistas“. Ele enfatizou que os veículos divulgaram “informações tendenciosamente e sem escrúpulos“.
Em comunicado, o empresário ainda argumentou que a relação profissional das empresas ocorreu anos antes do concurso deste ano e garantiu que não havia qualquer vínculo com o concurso de beleza.

