Os restos mortais de Colleen Monfore teriam sido encontrados no ventre de um tubarão no Timor-Leste. A americana de 68 anos desapareceu em 26 de setembro, durante um passeio de barco na Indonésia. Segundo o The Independent nesta segunda-feira (7), a polícia suspeita de que os restos sejam dela.
A turista estava em um passeio de barco de mergulho com seis amigos na ilha Pulau Reong, quando foi arrastada por fortes correntes, segundo o The Sun. O guia não conseguiu puxá-la de volta para o barco. A partir de então, equipes de resgate a procuraram por oito dias, até desistirem, em 3 de outubro, por causa do mar perigoso.
Um pescador no Timor-Leste, país vizinho à Indonésia, capturou e matou um tubarão depois de vê-lo “em evidente perigo”. “O tubarão foi pescado, mas não estava com a saúde normal. Eu pensei que ele poderia ter engolido plástico ou uma vara de pescar“, relatou o rapaz. Após isso, ele abriu o animal e, no abdômen, se deparou com as partes corporais de uma mulher.
Os restos estavam vestindo roupas de mergulho, de acordo com veículos locais. “Pelo traje de mergulho usado pela vítima, suspeita-se que ela fosse uma mergulhadora. Os resultados da investigação serão publicados em breve após a divulgação de informações mais completas“, disse o diretor de operações das Ilhas Alor, no Timor-Leste.
As autoridades estão em contato com a Indonésia para a realização de um exame de DNA, e seguem em busca de informações sobre pessoas com amigos ou parentes desaparecidos, por conta da popularidade do mergulho na região. Os ataques de tubarão na área são raros, com apenas 11 registrados nos últimos 275 anos.
No Facebook, Kim Sass, uma mergulhadora que afirma ter sido amiga de Monfore, disse que os estômagos dos tubarões são adaptados para uma digestão rápida, e que o corpo e as impressões digitais da turista aparentemente ainda eram identificáveis. “Isso não seria possível se o tubarão a tivesse atacado semanas atrás”, escreveu.
“Eu fiz facilmente mais de 1.000 mergulhos com essa mulher graciosa, ela era uma excelente mergulhadora”, relatou Sass. “Não acredito que tenha sido o ambiente e certamente não foi um tubarão que acabou com sua vida. O marido de Colleen disse que ela teria ficado muito triste ao saber que um tubarão morreu por causa dela e que sua morte está dando aos tubarões, mais uma vez, uma má reputação“, concluiu a mergulhadora.
Sass disse que ela e outras pessoas acreditam que Monfore havia morrido de um “problema médico” e que, na época, as fortes correntes estavam sendo relatadas como “controláveis”.
Confira a publicação: