Diretor palestino de “Sem Chão”, filme vencedor do Oscar, é linchado por colonos e levado por soldados de Israel, diz co-diretor; paradeiro é desconhecido

Hamdan Ballal foi ferido na cabeça e no estômago e está desaparecido; co-diretor da produção compartilhou vídeo do momento do ataque

ouça este conteúdo

Hamdan Ballal, palestino e vencedor do Oscar 2025 pelo documentário “Sem Chão”, foi atacado por colonos israelenses e detido por militares das Forças de Defesa de Israel na Cisjordânia, conforme divulgado pelo jornal israelense Haaretz. O linchamento ocorreu nesta segunda-feira (24), nas proximidades de Susya.

Segundo Yuval Abraha, jornalista israelense e também diretor do documentário premiado, que compartilhou um relato em seu perfil no X, Hamdan foi socorrido e colocado em uma ambulância após ser espancado por colonos, sofrendo ferimentos na cabeça e no estômago. Contudo, ele foi retirado da ambulância por militares israelenses enquanto recebia atendimento.

Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme ‘Sem Chão’. Eles o espancaram, e ele está com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Não há sinal dele desde então“, escreveu Abraha.

A Associated Press informou que testemunhas relataram que entre 10 a 20 colonos mascarados atacaram Ballal e outros ativistas judeus com pedras e bastões, além de danificarem os vidros e pneus dos veículos. “Não sabemos onde Hamdan está porque ele foi levado vendado”, declarou Josh Kimelman, um dos ativistas que estavam no lugar, à AP.

Abraha também compartilhou um vídeo do momento do ataque. Ele comparou os colonos a um grupo da Ku Klux Klan e registrou o instante em que uma pedra quebrou a câmera que filmava a cena.

Continua depois da Publicidade

O grupo de colonos armados e mascarados, semelhantes ao KKK, que lincharam o diretor de ‘Sem Chão’, Hamdan Ballal (ainda desaparecido), capturado aqui em vídeo“, relatou ele.

Segundo o g1, as Forças de Defesa de Israel não deram detalhes, mas afirmaram que estão investigando a situação.

Sem Chão (No Other Land) é um documentário de 2024 que segue Basel Adra, um palestino que documenta, ao longo de cinco anos, a destruição de sua comunidade, Masafer Yatta, na Cisjordânia, pelas forças militares israelenses. Durante sua jornada, ele se alia a Yuval Abraha, formando uma parceria improvável. Rachel Szor, israelense, e Hamdan Ballal também são co-diretores do projeto.

Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham recebendo o Oscar por “Melhor Documentário”. (Foto: Getty)

Ao subirem ao palco para receber o Oscar, os quatro fizeram um importante discurso sobre a situação da Palestina: “Apelamos ao mundo para que tome medidas sérias para pôr fim à injustiça e à limpeza étnica do povo palestino“.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques