Em coletiva de imprensa, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre os recentes relatos de objetos voadores não identificados vistos no nordeste do país. Ao ser questionado sobre essas aparições, o bilionário afirmou que “o governo sabe o que está acontecendo“.
Trump, que ganhou as eleições mas só assume o cargo em janeiro de 2025, fez questão de explicar que os militares norte-americanos têm conhecimento de tudo a respeito dos possíveis extraterrestres e que o atual presidente, Joe Biden, também já está por dentro do que os objetos significam.
Ele, no entanto, acalmou a população e disse que se fosse um inimigo, o exército já teria eliminado. “Algo estranho está acontecendo e por algum motivo eles não querem dizer às pessoas. E eles deveriam“, declarou Trump. “O governo sabe o que está acontecendo. Por alguma razão, eles não querem comentar e acho que seria melhor eles dizerem o que nossos militares sabem e o que nosso presidente sabe”, acrescentou.
O empresário até falou do assunto com um pouco de humor, brincando que provavelmente evitaria ir à Bedminster, em Nova Jersey, onde possui um clube de golfe e que foi um dos lugares em que os estranhos drones foram avistados.
“Algo estranho está acontecendo”, diz Donald Trump sobre drones nos céus dos EUA.
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16/12), presidente eleito dos EUA afirmou que o governo americano sabe do que se tratam os objetos voadores vistos em diversas regiões do país.
“Não… pic.twitter.com/d6NfUUAbYv
— Metrópoles (@Metropoles) December 16, 2024
Óvnis ou drones?
Diversas filmagens de objetos voadores foram postadas nas redes sociais desde o último dia 18 de novembro. Os possíveis drones apareceram no céu de alguns estados americanos, como New Jersey, New York, Connecticut, Pensilvânia, Massachusetts e Virgínia. Algumas teorias surgiram tentando explicar o que estaria acontecendo no céu do país.
“Este é Vênus, o segundo objeto mais brilhante no céu noturno depois da Lua. O vídeo está fora de foco e o efeito giratório é devido à distorção atmosférica“, explicou uma página de conteúdos astronômicos no X sobre um dos vídeos amplamente divulgado.
Porém, a “resolução do mistério” pareceu não ter agradado. “Eu vi uma em Laurel [cidade em Montana, EUA] ontem à noite. Então mais 2 apareceram. Definitivamente não é Vênus“, refutou um internauta.
This video from ABC News is going viral after reporters record strange-looking orb in the New Jersey sky yesterday.
This is Venus, the second brightest object in the night sky after the Moon.
The video is out of focus and the spinning effect is due to atmospheric distortion. pic.twitter.com/6sXb4BZCFs
— Latest in space (@latestinspace) December 15, 2024
No dia 12 de dezembro, John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, afirmou que uma revisão dos avistamentos de objetos voadores indicou que muitos deles eram, na realidade, aeronaves tripuladas e não drones. As autoridades federais também destacaram que não há ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos. No entanto, conforme noticiado pela BBC, diversos parlamentares norte-americanos criticaram a falta de clareza do governo em esclarecer as dúvidas da população sobre o assunto.
“Avaliamos que os avistamentos até esta data incluem uma combinação de drones comerciais legais, drones de aficionados e drones para a aplicação da lei, bem como aviões de asa fixa tripulados, helicópteros e inclusive estrelas que foram apontadas erroneamente como drones. Não identificamos nada anômalo nem nenhum risco para a segurança nacional ou a segurança pública”, garantiu Kirby.