Emacron

Emmanuel Macron é estapeado durante viagem oficial na França; assista ao vídeo

Emmanuel Macron, presidente da França, foi agredido nesta terça-feira (8), durante uma viagem oficial ao sul do país. Ele estava caminhando pela região de Drôme, quando levou um tapa no rosto. Segundo autoridades locais, duas pessoas foram detidas.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver que, quando o presidente se aproximou da grade que o separava das pessoas, um homem o puxou pelo braço e soltou “A bas la Macronie” (Abaixo ao Macronismo), em referência ao governo de Macron. Logo depois, o rapaz defere o golpe. Assista:

Rapidamente, os seguranças agiram segurando o agressor e afastando o presidente do cercado. Registros de emissoras de TV locais mostram que Macron continuou atendendo apoiadores na área, mas de longe. As identidades do agressor e do segundo detido, assim como a motivação da agressão, não foram divulgadas.

Continua depois da Publicidade

Segundo a agência de notícias Reuters, antes do tapa, o homem também berrou “Montjoie Saint Denis”, que seria um grito de guerra dos exércitos franceses, da época em que o país ainda era uma monarquia. O chefe de Estado visitava o local para conversar com comerciantes sobre o relaxamento das normas sanitárias e a volta à normalidade por conta do controle da Covid-19.

O primeiro-ministro Francês, Jean Castex, se pronunciou sobre o caso na sessão da Assembleia Nacional, nesta terça-feira. “Isso mostra simplesmente que a democracia é um alvo. A democracia é o debate, o diálogo, o confronto de ideias de desacordos, mas nunca pode virar violência“, afirmou.