Hugo Gloss

Esposa de jogador brasileiro registra fuga de Kiev em vídeo, e se desespera: “Tudo muito assustador”; assista

Fotojet (28)

Fotos: Reprodução/Instagram

Um verdadeiro pesadelo. Neste sábado (26), Maria Paula Marinho, esposa do jogador de futebol Marlon Santos, registrou o medo e a tensão que ela e sua família enfrentaram ao tentarem deixar Kiev, na Ucrânia. Confinados em um hotel desde o início dos ataques da Rússia contra o país, hoje eles dirigiram em direção a uma estação de trem para embarcarem e finalmente conseguirem voltar ao Brasil.

Na gravação, Maria aparece tomada pela emoção e grava as ruas da cidade vazias. “Estamos saindo daqui agora, tá tudo muito assustador! Só queria dizer que nós estamos a caminho e [pedir] que orem muito pela gente”, diz na filmagem. Em outro momento, uma das crianças começa a chorar dentro do automóvel, enquanto Marinho reforça que todos estão indo para a estação de trem.

“A embaixada informou que vai ter três trens saindo daqui. Estamos saindo em comboio com todos os brasileiros até a estação”, explicou em outro trecho. Além do contexto desesperador, Maria Paula ainda acrescentou que tinha outro detalhe que a deixou tão tensa. “Às 5h tem o toque de recolher. A Ucrânia se pronunciou que depois das 5h até 8h da manhã, todos as pessoas que estiverem na rua está declarado guerra a elas, são vistos como risco… (sic)”, contou a mulher, antes de se assustar com um carro que buzinava. “Vai, vai, vai! Tá mandando ir, não para, não!”, alertou.

O comboio ainda reuniu outras pessoas que buscam voltar para nosso país. Como forma de garantir a segurança de todos, os carros possuíam uma bandeira do Brasil na altura do retrovisor, tentando demonstrar não fazer parte do conflito. Ontem, várias pessoas deixaram a cidade em trens com destino a Chernivtsi, no oeste da Ucrânia. Os jogadores dos times Shakhtar Donetsk e Dínamo e seus familiares tinham optado por não se arriscar, mas hoje mudaram de ideia e conseguiram executar o trajeto orientado pela Embaixada Brasileira.

Ainda na quinta-feira (24), os atletas ao lado de suas esposas gravaram um vídeo pedindo ajuda para voltarem ao Brasil o quanto antes, já que o espaço aéreo e as fronteiras estavam fechadas. Uma das mulheres revelou que todos saíram de casa apenas com algumas peças de roupa e estavam sem informações, a não ser o que era passado pelos parentes no Brasil. “Nos sentimos realmente abandonados, porque não sabemos o que fazer. Não sabemos como resolver essa situação”, desabafou em um trecho do vídeo.

A Rússia, com autorização do presidente, Vladimir Putin, iniciou na madrugada de quinta-feira uma ampla operação militar para invadir a Ucrânia. Em pronunciamento, o chefe de Estado fez ameaças e disse que quem tentar interferir no conflito sofrerá consequências nunca vistas na história. Ontem, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, incentivou a resistência de seu povo. “Não podemos perder a capital. Esta noite será a mais difícil. O inimigo vai com tudo. Devemos resistir. A noite será muito difícil, mas o pôr do sol virá”, disse.

Sair da versão mobile