Kamala Harris falou ao público pela primeira vez desde a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6). A vice-presidente discursou oficialmente na Howard University, onde estudou, em Washington, DC.
Inicialmente, Harris esperava que a noite da eleição fosse uma celebração de sua vitória, ou que pelo menos servisse para acalmar os ânimos enquanto a contagem de votos prosseguisse. No entanto, o cenário mudou drasticamente com a confirmação da vitória de Trump durante a madrugada.
“Meu coração está cheio pela confiança que vocês colocaram em mim, cheio de amor por nosso país e cheio de resolução. O resultado desta eleição não foi o que nós queríamos, não foi o que lutamos, não foi o que votamos, mas ouçam-me quando eu digo: a luz da promessa dos EUA será sempre brilhante, desde que continuemos lutando”, disse ela em um trecho. Kamala também agradeceu aos apoiadores políticos e os voluntários da campanha. “Estou muito orgulhosa da campanha que fizemos e da forma que fizemos. Juntar pessoas pelo amor ao país na luta pelo futuro americano. Nós temos muito mais em comum do que coisas que nos separam”, continuou.
Ela reforçou: “Temos que aceitar o resultado das eleições. Liguei para o presidente Trump e o parabenizei pela vitória, e falei que iremos ajudar em uma transição de poder saudável. Nós não devemos lealdade a nenhum político, nenhum partido, mas à Constituição dos EUA. Embora admita esta eleição, não admito a luta que alimentou esta campanha. A luta pela liberdade, oportunidade, justiça e dignidade de todas as pessoas e pelos ideais no coração desta nação… essa é uma luta que nunca irei desistir”.
Kamala também afirmou que não irá desistir de sua batalha pelos direitos das mulheres e pelo desarmamento da população. “Nós continuaremos essa luta na corte, na vida pública e em como vivemos a nossa vida, com respeito. É uma luta árdua, mas nós gostamos de uma luta árdua. O importante é nunca desistir, nunca parar de tentar transformar o mundo em um lugar melhor. Eu sei que muitas pessoas estão sentindo que vamos entrar em um período sombrio, mas espero que não seja o caso. Mas, se for, vamos deixar a luz do otimismo acesa”, destacou.
Na manhã desta quarta-feira, Harris fez uma ligação para Trump, parabenizando-o pela “vitória histórica”. Joe Biden, o atual presidente, também entrou em contato com Trump, e o convidou a uma visita à Casa Branca na quinta-feira, onde Biden deverá fazer seu próprio discurso.
A candidatura de Harris foi divulgada em agosto, após Biden decidir não buscar a reeleição. Desde então, sua campanha foi marcada pelo apoio de grandes artistas, como Beyoncé, Lady Gaga, Katy Perry, Taylor Swift, Cardi B, Ariana Grande.
Assista na íntegra:
Resultado das eleições
O republicano Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos. O político precisava de 270 delegados para ganhar o colégio eleitoral, e conquistou 292, contra 226 de Kamala Harris. Em discurso nesta madrugada, ele prometeu uma “era de ouro” para o país, incluindo fechar fronteiras, cortar impostos e unir os americanos.
Esta será a segunda vez que o empresário ocupa a Casa Branca; ele assumiu o primeiro mandato em 2017 e governou o país até 2021. Durante este período, tornou-se o primeiro presidente a sofrer dois processos de impeachment na Câmara dos Representantes, mas foi absolvido pelo Senado em ambas as ocasiões. Em maio de 2024, ele também se tornou o primeiro ex-presidente americano a ser condenado por um crime. Ele foi considerado culpado na compra do silêncio de Stormy Daniels, atriz de filmes eróticos, para encobrir um escândalo sexual que ameaçava prejudicar sua campanha em 2016.