Estudante brasileiro morre afogado durante intercâmbio no Canadá; escola e governo do PR se manifestam

Adolescente participava de intercâmbio do governo do Paraná

Um aluno de intercâmbio brasileiro morreu após se afogar em um rio na cidade de Nackawic, distrito de New Brunswick, no Canadá. Victor Gabriel Camargo, de 16 anos, era estudante da rede estadual do Paraná e participava do programa de intercâmbio “Ganhando o Mundo”, promovido pelo governo estadual.

O adolescente estava desaparecido desde a tarde de segunda-feira (16), quando entrou no rio acompanhado da família canadense anfitriã e de uma amiga, também intercambista. O corpo foi encontrado por equipes de resgate nesta terça-feira (17), segundo informou oficialmente a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Natural de Jesuítas, no oeste paranaense, Victor cursava o ensino médio no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. A direção da escola publicou uma nota lamentando a perda: “Neste momento de profunda tristeza, toda a comunidade escolar se une em solidariedade à família, aos amigos e colegas de Victor, manifestando nosso mais sincero sentimento de luto. Em respeito à memória do estudante e ao sofrimento de seus entes queridos, nos unimos, desejando força e consolo para todos os que choram essa perda”.

O governador Ratinho Junior também se manifestou e disse que o “secretário da Educação, Roni Miranda, disponibilizasse todo suporte para que os familiares do jovem possam acompanhar o translado do corpo”.

Programa do governo do Paraná começou em 2019 (Foto: Lucas Fermin/Seed)

Já o secretário de Educação, Roni Miranda, disse que “era impressionante a sua capacidade de dedicação, comprometimento com os seus estudos”. “Por onde ele passou foi sempre um aluno exemplar, reconhecido pelos seus colegas, professores, pedagogas e diretores. Hoje é um dia de muita dor para a educação no Paraná”, completou.

A Seed comunicou que o diretor de Educação do estado será enviado ao Canadá para acompanhar o caso. O governo também articulou com a Polícia Federal a emissão emergencial de passaportes para os pais do estudante e conta com o apoio do consulado canadense para facilitar os trâmites de vistos e repatriação do corpo.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Continua depois da Publicidade

A iniciativa “Ganhando o Mundo” foi criada em 2019 com o objetivo de ampliar o repertório acadêmico e cultural dos alunos da rede pública e promover o aprendizado da língua inglesa. Atualmente, cerca de 700 estudantes participam do programa, que cobre custos de viagem, hospedagem, seguro e oferece auxílio mensal.

A morte de Victor gerou comoção entre colegas e educadores. “Toda a rede estadual está de luto e presta solidariedade aos familiares e amigos do estudante neste momento de profunda dor”, declarou a Seed em nota oficial.

(Foto: Reprodução/Instagram)
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques