Uma mulher ficou pasma depois de descobrir uma mensagem de 135 anos em uma garrafa debaixo do assoalho de sua casa, em Edimburgo, na Escócia. De acordo com o jornal Edinburgh Live, nesta quinta-feira (17), o recado foi escrito em 6 de outubro de 1887 e só foi descoberto porque um encanador foi mexer nas tábuas do piso.
Eilidh Stimpson, mãe de dois filhos, descreveu que o funcionário, Peter Allan, desceu as escadas pulando de animação. “Olhe o que acabei de encontrar no buraco que acabei de fazer”, teria dito Allan, aos gritos. Embora tenha achado a descoberta “muito legal”, Eilidh decidiu esperar até que seus filhos chegassem da escola antes de tentar abrir a garrafa.
“Eles estavam superanimados”, recordou sobre reação de seus filhos. “Quando fui buscá-los na escola, disse ‘tenho uma coisa emocionante para contar’ e eles perguntaram: ‘Vamos comer cachorro-quente para o lanche?’. Eu disse: ‘Mais emocionante do que isso'”, acrescentou.
Assim que o parceiro de Eilidh chegou em casa do trabalho, a família tentou tirar a mensagem da garrafa, mas sem sucesso. No final, perceberam que teriam de quebrar o vidro para não rasgar a nota histórica. Ela explicou: “Estávamos tentando desesperadamente tirar a nota com pinças e alicates, mas ela começou a rasgar um pouco. Não queríamos danificá-la ainda mais, então, infelizmente, tivemos que quebrar a garrafa”.
Depois de muito esforço, a mensagem escrita no misterioso pergaminho foi finalmente revelada. Assinada e datada por dois homens que ajudaram a construir a casa durante o reinado da rainha Vitória, no Reino Unido, a mensagem dizia: “James Ritchie e John Grieve colocaram este piso, mas não beberam o uísque. Quem encontrar esta garrafa pode pensar que nossa poeira está voando ao longo da estrada. 6 de outubro de 1887″.
Intrigado para saber mais sobre os trabalhadores, um amigo de Eilidh fez uma pequena pesquisa e descobriu que havia dois homens com os mesmos nomes registrados como moradores de uma área próxima na década de 1880.
Ainda ao veículo, o encanador que encontrou a “cápsula do tempo” se mostrou muito empolgado com sua participação na resolução do mistério. “É tudo um pouco estranho, mas que descoberta! Onde eu cortei o buraco no chão, é exatamente onde a garrafa estava localizada, o que é uma loucura e tão aleatório”, pontuou.
Depois disso, Eilidh foi às redes sociais para compartilhar a incrível história. “Tivemos uma sorte incrível e estou feliz que todos pensem que é tão interessante quanto nós. É muito bom ter uma notícia positiva em meio a toda essa desgraça e melancolia que está por aí no momento”, afirmou. Por fim, a britânica ainda revelou o que planeja fazer com o bilhete. “Agora, estou pensando que precisamos preservar a nota e substituí-la por uma mensagem nossa para as gerações futuras descobrirem”, concluiu. Essa reviravolta poderia fazer parte do plot de “De Volta Para O Futuro”, isso sim!
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques