Mais de 70 mil pessoas estão ilhadas no festival “Burning Man” por conta da lama e da chuva. O evento acontecia no deserto de Black Rock, em Nevada, nos Estados Unidos. De acordo com a CNN, pelo menos uma pessoa morreu e os demais foram instruídos a economizarem água, comida e combustível, além de buscar um abrigo aquecido e seguro. Famosos com Diplo e Chris Rock estavam no evento.
Os organizadores fecharam a “Black Rock City”, uma espécie de “cidade temporária” erguida especialmente para o festival. Todos os espetáculos previstos foram suspensos, incluindo a queima da gigantesca fogueira de madeira instalada no centro da “praia”, que marca o encerramento da festa.
“As chuvas nas últimas 24 horas criaram uma situação que exige a interrupção total do movimento de veículos”, disse a agência de governo que gerencia a região. Alguns participantes conseguiram deixar local a pé, caminhando até a estrada mais próxima. As fortes chuvas caíram em terrenos secos do deserto, criando uma lama semelhante a argila.
Segundo testemunhas, por causa da espessura da lama, eles tiveram que amarrar sacos nos pés para andar. “A lama parece grudar nas pessoas, grudar nos pneus e torna muito complicada a movimentação dos veículos. As condições são difíceis”, disse Nathan Carmichael, sargento do condado de Pershing, apontando que a maioria dos trailers ainda estão encalhados.
Até o momento, uma morte foi confirmada. “Aconteceu uma morte durante o episódio de fortes chuvas. A família foi notificada e a morte está sob investigação. Como ainda está sob investigação, não há mais informações”, relatou o gabinete do xerife em comunicado.
#BurningMan looks like a life in a lost city #BurningMan #BurningMan2023 #Ebola #Virus #Fema #Storm #Flood #Festival #Music #Tiktok #Nevada #Texas pic.twitter.com/XFitZ7t5op
— Paparazzi Pulse (@PaparazziPulse) September 4, 2023
Diplo era uma das atrações e estava entre aqueles que decidiram caminhar quase 10 quilômetros para sair do lugar, quando conseguiu pegar carona com um fã, na traseira de uma caminhonete. O comediante Chris Rock estava com ele. “Eu realmente andei na beira da estrada por horas, descalço, porque tenho um show em Washington DC esta noite e não queria decepcionar vocês. Um salve também para esse cara por ter feito a compra inteligente de uma caminhonete sem saber que era para esse exato momento”, escreveu o DJ.
@diploI legit walked the side of the road for hours with my thumb out cuz i have a show in dc tonight and didnt want to let yall down. Also shoutout to this guy for making the smart purchase of a truck not knowing it was for this exact moment ❤️♬ original sound – Diplo
De acordo com a CNN, a expectativa é de que as estradas sejam reabertas nesta segunda-feira (4), já que as chuvas deram uma trégua. Enquanto isso, recursos foram trazidos de Nevada para ajudar as pessoas com necessidades médicas no local. Os organizadores também adquiriram mais veículos com tração nas quatro rodas para transportar o público.
Nas redes sociais, alguns participantes estão compartilhando a experiência. O festival começou em 27 de agosto e estava previsto para terminar hoje, 4 de setembro. “Isso aqui é uma atualização para prova de vida. Estamos vivos, mas tudo foi cancelado. Tudo parou, é horrível. Nós só estamos fazendo coisas minimamente necessárias para sobreviver”, contou Angie Peacock.
@angiepeacockmsw Burning Man is now Flooded Man. #burningman2023 #burningman #blackrockcity #fyp #nomad #vanlife ♬ original sound – Angie Peacock, MSW, CPC
@gracetbarr1Barely made it out of Black Rock City to avoid the 2 day lockdown. Exodus is real. Stay safe everyone 🙏 Part 2 when I make it home♬ Oh No – Kreepa
@ninja_natalie #BurningMan2023 ♬ this feeling – Øneheart
Inicialmente organizado em uma praia de San Francisco, o “Burning Man” se tornou um festival estruturado, com um orçamento anual de quase US$ 45 milhões de dólares e mais de 75 mil participantes apenas na última edição. O evento ocorre desde os anos 90, no deserto de Black Rock.