Homem morre após tomar limonada de famoso restaurante de fast food dos EUA, e família processa

Esta é a segunda vez que um cliente morre depois de tomar a bebida do estabelecimento

Um homem morreu recentemente na Flórida, Estados Unidos, após tomar a limonada de um famoso restaurante de fast food do país, o Panera Bread. De acordo com o The New York Times, Dennis Brown, de 46 anos, teve um ataque cardíaco enquanto retornava para casa a pé depois de tomar a bebida do estabelecimento, que possui alto teor de cafeína.

A mãe, irmã e o irmão da vítima abriram um processo contra o restaurante por homicídio culposo – quando não há intenção de matar. Dennis era um cliente assíduo do local e costumava pedir a chamada “limonada carregada” frequentemente desde o final de setembro. De acordo com o documento, o homem tinha deficiência intelectual leve e a visão embaçada, além de atraso no desenvolvimento, mas vivia uma vida independente.

Em um determinado dia, ele pediu a bebida e encheu o copo duas vezes em um período de uma hora e meia. Ele sofreu um ataque cardíaco no caminho para casa. A vítima foi encontrada inconsciente e declarada morta no local. No entanto, Dennis não foi o primeiro cliente que morreu desta forma.

Sarah Katz, de 21 anos, também foi encontrada morta após tomar a “limonada carregada”. O caso aconteceu em setembro de 2022. Segundo o processo, ela foi diagnosticada com um problema cardíaco chamado “síndrome do QT longo” quando tinha cinco anos de idade. Sarah controlou o quadro com medicamentos e a limitação de cafeína. Ela morreu depois de ingerir a bebida e ter duas paradas cardíacas.

Limonada de famoso restaurante de fast food nos EUA teria levado à morte de duas pessoas. (Foto: Unsplash/ Brando Makes Branding)

Sobre este caso, o restaurante disse: “Trabalharemos rapidamente para investigar minuciosamente este assunto”. O processo continua em aberto. Já sobre a situação de Brown, a empresa afirmou que “expressa profunda simpatia pela família do Sr. Brown” e que “com base na nossa investigação, acreditamos que o seu infeliz falecimento não foi causado por um dos produtos da empresa”.

Em relação à ação criada pela família de Brown, a empresa ainda acrescentou que “considera esta ação, que foi movida pelo mesmo escritório de advocacia de uma ação anterior, igualmente sem mérito. A Panera defende firmemente a segurança de seus produtos”.  

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Os advogados da vítima afirmaram que a bebida deveria ser comercializada como energético por causa da quantidade de cafeína e açúcar. No entanto, em todas as unidades, a limonada não era vendida junto com bebidas sem ou com menos cafeína, além ser vendida tanto para crianças como para adultos.

“Este marketing é especialmente perigoso para uma população vulnerável, crianças e adultos que razoavelmente acreditariam que este produto era limonada e seguro para consumo”, declarou a defesa de Dennis. No processo, ainda é descrito que a bebida pode ser perigosa porque é misturada no local pelos funcionários, portanto seu teor de cafeína não é estritamente controlado.

O estabelecimento se recusou a comentar se mudou a composição de sua bebida. No site da empresa há uma descrição de que as “limonadas carregadas” devem ser “consumidas com moderação” e que “não são recomendada para crianças, pessoas sensíveis à cafeína, pessoas grávidas ou lactantes”.

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