ouça este conteúdo
|
readme
|
Nesta quarta-feira (29), um trágico acidente aéreo envolvendo um avião comercial e um helicóptero militar chocou Washington, D.C., nos Estados Unidos. Hamaad Raza, cuja esposa estava a bordo da aeronave, revelou a última mensagem de texto que recebeu dela antes da colisão fatal.
A aeronave, um Bombardier CRJ700, com capacidade para 65 pessoas, estava realizando um voo regional operado pela American Airlines. O avião havia decolado de Wichita, Kansas, com destino à capital norte-americana. Já o helicóptero envolvido no acidente era um Sikorsky UH-60 Black Hawk, utilizado pelas Forças Armadas dos EUA.
A colisão ocorreu enquanto o avião se aproximava para pousar no Aeroporto Nacional Ronald Reagan Washington, localizado a cerca de 6 km da Casa Branca. A bordo, estavam 60 passageiros e 4 tripulantes, incluindo a esposa de Hamaad, cujo nome não foi divulgado.
Em entrevista ao canal WUSA, ele compartilhou o último contato que teve com a amada pouco antes do desastre. “Ela foi para Wichita, Kansas, a trabalho, e sempre teve medo de voar, nunca se sentiu confortável. Ela me mandou uma mensagem dizendo que eles pousariam em 20 minutos”, revelou ele, horas após o acidente. “As mensagens que enviei depois disso não foram entregues. Foi aí que percebi que algo poderia estar errado”, admitiu.
.@WUSA9 — the CBS affiliate in the D.C. market –interviews Hamaad Raza, a man who says his WIFE was *ON* the American Airlines plane that collided with a Blackhawk helicopter and crashed into the Potomac River:
“I’m just praying that somebody’s pulling her out of the river… pic.twitter.com/91c6Vlw8SG
— Curtis Houck (@CurtisHouck) January 30, 2025
Operação de resgate no Rio Potomac
Com cerca de 2,5 metros de profundidade, o Rio Potomac é palco da intensa operação de resgate. Mais de 300 socorristas foram mobilizados para buscar corpos e destroços. “Estou apenas orando para que alguém esteja tirando ela do rio neste momento. Estou orando a Deus”, declarou Hamaad, ontem (29), ainda esperançoso.
Infelizmente, na manhã desta quinta-feira (30), o chefe do Corpo de Bombeiros de Washington, John Donnelly, trouxe uma atualização desoladora. Durante uma coletiva de imprensa, ele confirmou que as equipes acreditam que não há sobreviventes.
“Estamos agora no ponto em que estamos mudando de uma operação de resgate para uma operação de recuperação”, explicou Donnelly à NBC News. “Neste momento, não acreditamos que haja sobreviventes neste acidente”, lamentou.
Pronunciamento de Donald Trump
Após a repercussão do acidente, o ex-presidente Donald Trump se manifestou na rede social Truth Social. Em tom crítico, Trump questionou as ações do piloto do helicóptero militar e a atuação da torre de controle.
“Por que o helicóptero não subiu, desceu ou virou? Por que a torre de controle não orientou o helicóptero em vez de perguntar se eles viam o avião? Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada. NÃO É BOM!!!”, escreveu ele.
Até a última atualização, 30 corpos haviam sido resgatados, conforme informações da NBC. As autoridades locais seguem com as buscas na região, e todos os pousos e decolagens no Aeroporto Nacional Reagan foram suspensos.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques