Uma idosa considerada morta acordou dentro do seu caixão cinco horas depois do próprio velório, no Equador. O caso foi relatado pelo filho Gilber Rodolfo Balberán Montoya, neste domingo (11), ao jornal “El Universo”.
Em um vídeo postado no Twitter, é possível ver Bella Montoya respirando com dificuldade após a abertura da tampa do caixão. A senhora de 76 anos contou com a ajuda de dois homens, que colocaram-na em uma maca antes de encaminhá-la para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do mesmo hospital em que foi declarada morta. Assista:
🌏 Mundo:
Idosa considerada morta acorda dentro de caixão no próprio velório e é levada para o hospital no Equador pic.twitter.com/3PGXKy2vhc— Notícias paralelas (@A_MelhorNoticia) June 12, 2023
Segundo relatos, Bella começou a mexer a mão esquerda e a abrir os olhos e a boca durante o velório. “Ela fazia esforço para respirar”, afirmou Gilber. Ao veículo local, ele atualizou o quadro de saúde da mãe. “Minha mãe está no oxigênio. O coração dela está estável. O médico apertou a mão dela e ela reagiu. Eles me dizem que isso é bom, porque significa que ela está reagindo aos poucos”, contou.
A idosa, que sofre de hipertensão e problemas cardíacos, já tinha dado entrada no hospital Martín Icaza, na cidade de Babahoyo, ao apresentar complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). “Pouco a pouco estou assimilando o que aconteceu. Agora só peço que a saúde de minha mãe melhore. Quero ela viva e ao meu lado”, desabafou Balberán.
Segundo o atestado de óbito, Bella foi declarada como morta às 12 horas da última sexta-feira (9), após uma parada cardiorrespiratória derivada de uma doença cerebrovascular não especificada. De acordo com a mídia equatoriana, acredita-se que ela tenha sofrido uma catalepsia, condição que pode paralisar o corpo, inclusive a respiração.
Até o momento, o hospital não se pronunciou sobre o caso. Segundo uma fonte do Ministério da Saúde, o órgão, por sua vez, deverá emitir um comunicado “nas próximas horas”.