Impressionante! Rússia divulga imagens da explosão da maior bomba de todos os tempos — assista ao vídeo

Cenas impactantes! Recentemente, imagens da maior bomba de todos os tempos, detonada em 30 de outubro de 1961, foram divulgadas pela Rosatom, a agência atômica russa. A Bomba Czar foi estourada em um arquipélago da Rússia no Círculo Ártico, como parte de um teste. Agora, temos a revelação de como isso ocorreu no documentário de 40 minutos, que até então era confidencial.

O dispositivo de hidrogênio explodiu a quatro mil metros acima do solo. Segundo a BBC, a nuvem em formato de cogumelo atingiu 64 quilômetros de altura e a luz pôde ser vista a mil quilômetros de distância. Para se ter uma ideia, uma vila a 54 quilômetros do ponto de detonação foi completamente destruída. Além disso, a bomba precisou ser solta por um paraquedas, para que os pilotos dos aviões que a derrubaram tivessem chance de viver.

(Foto: Reprodução/ Youtube)

A força explosiva da Czar era tão poderosa (de aproximadamente 50 megatons), que isso a tornou 3.300 vezes mais destrutiva do que a arma usada em Hiroshima, no Japão, no fim da Segunda Guerra Mundial.

O documentário liberado começa mostrando a montagem e o transporte da Czar. Ao longo das imagens, é possível conferir cenas das preparações para a detonação, da nuvem de fumaça e o estrago causado pela detonação. Você pode conferir essa última parte aos 22 minutos do vídeo abaixo:

 

Segundo o History, a bomba não servia aos propósitos de guerra devido ao seu enorme tamanho, pois era praticamente impossível de ser transportada. A falta de praticidade da arma indica que ela foi criada basicamente para ser usada como propaganda na Guerra Fria — a corrida armamentista que estava acontecendo na época —, como forma de intimidar os Estados Unidos.