Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos, falou pela primeira vez sobre o seu diagnóstico de câncer de próstata em estágio avançado. A informação foi divulgada neste domingo (18), por meio de um comunicado oficial de seu gabinete.
Nesta segunda-feira (19), Biden compartilhou uma foto ao lado da esposa, Jill, nas redes sociais, e se manifestou sobre a doença, que já apresenta metástase nos ossos. “O câncer afeta a todos nós. Como muito de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos ajudar com amor e apoio“, disse o ex-presidente, de 82 anos.
Biden foi examinado por médicos na semana passada após apresentar sintomas urinários e um “pequeno nódulo”. O diagnóstico foi dado ao democrata na sexta-feira (16) e se tornou público neste fim de semana.
“Na semana passada, o presidente Joe Biden foi avaliado após apresentar sintomas urinários crescentes. Na sexta-feira, foi diagnosticado com câncer de próstata, com pontuação de Gleason 9 (Grupo de Grau 5) e metástase óssea“, diz a nota.

Segundo informações da CNN, apesar da gravidade do quadro, o câncer é sensível a hormônios, o que, de acordo com a equipe médica, permite um tratamento eficaz. Biden e sua família ainda discutem as opções terapêuticas com os médicos.
Os cânceres de próstata recebem uma pontuação chamada escore de Gleason, que mede, em uma escala de 1 a 10, a agressividade do tumor de acordo com a aparência das células cancerígenas. Conforme o gabinete, o câncer do ex-presidente é estágio 9, o que aponta que está entre os mais agressivos.
Trump se pronuncia
Após o diagnóstico ser revelado, Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, enviou uma mensagem a Biden por meio de sua rede social, a Truth Social. “Melania e eu ficamos tristes ao saber do recente diagnóstico médico de Joe Biden. Desejamos nossos melhores votos a Jill e sua família, e desejamos a Joe uma recuperação rápida e bem-sucedida“, afirmou.
A declaração chamou atenção por vir depois de meses de duras críticas e ataques de Trump ao democrata, com quem disputou a presidência. Durante sua campanha, o republicano frequentemente zombou da saúde de Biden, questionando suas capacidades cognitivas, imitando seus gestos e apelidando-o de “sonolento Biden“.

Nas redes sociais, diversas figuras políticas manifestaram apoio ao ex-presidente. Kamala Harris, que foi vice-presidente em seu mandato, escreveu que ela e o marido, Doug Emhoff, estão em oração pela família Biden. “Joe é um lutador — e sei que ele vai enfrentar esse desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre definiram sua vida e sua liderança“, declarou.
Barack Obama, presidente dos EUA entre 2009 e 2017, quando Biden foi seu vice, também se pronunciou. Em uma publicação no X, ele expressou solidariedade. “Ninguém fez mais para buscar tratamentos inovadores contra o câncer, em todas as suas formas, do que Joe, e tenho certeza de que ele vai enfrentar esse desafio com sua habitual determinação e dignidade. Oramos por uma recuperação rápida e completa“, escreveu Obama.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques