Um adolescente de 16 anos foi preso depois que uma árvore mundialmente famosa foi derrubada durante a noite desta quarta-feira (27), em Northumberland, na Inglaterra. A polícia investiga o menor por participar de um “ato de vandalismo deliberado”.
A árvore, em um local conhecido como “Sycamore Gap”, era listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Com mais de 200 anos de idade, ela foi uma das mais fotografadas no Reino Unido. De acordo com o Independent, o local ficou famoso depois que apareceu no filme “Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões”, de 1991, estrelado pelo ator Kevin Costner. Em 2016, ela chegou até a vencer o prêmio de “Árvore Inglesa do Ano”.
A destruição provocou uma onda de raiva e tristeza entre os moradores da região. Em uma coletiva, Tony Gates, executivo-chefe da Autoridade do Parque Nacional de Northumberland, disse que a perda de um marco icônico no parque deixou a equipe e os voluntários abalados e que muitos tinham lembranças especiais.
As autoridades de Northumbria também afirmaram que o menino “permanece sob custódia policial e está auxiliando os policiais em suas investigações”. Eles acrescentaram que a “apuração ainda está em um estágio muito inicial”.
This afternoon, we've arrested a 16-year-old male in connection with the incident. He remains in police custody at this time and is assisting officers with their enquiries.
Given our investigation remains at a very early stage, we are keeping an open mind. (2/3)
— Northumbria Police (@northumbriapol) September 28, 2023
À BBC, o gerente geral do National Trust, Andrew Poad, lamentou a perda do marco histórico. “A árvore tem sido um elemento importante e icônico de nossa paisagem por cerca de 200 anos e tinha grande significado para a comunidade local”, apontou. A Muralha de Hadrian, que circula a árvore, foi originalmente erguida para marcar o limite norte do império romano na região britânica no ano de 122 D.C.