Um trágico incidente terminou tirando a vida de uma jovem de 26 anos após ela despencar de 20 metros enquanto fazia uma trilha na Itália. De acordo com o jornal italiano Veneto, Mariacristina Masocco caminhava com três amigos quando caiu de um penhasco no último domingo (20).
A alpinista estava nas Dolomitas, uma cadeia montanhosa no norte do país, que se estende por Belluno, localizada em a região de Veneto. Segundo os relatos, o grupo estava andando em fila única ao longo de uma saliência íngreme, quando a mulher perdeu o equilíbrio e caiu.
Eles faziam a rota que desce de Punta del Comedon (que atinge uma altitude de 2.325 metros acima do nível do mar) em direção a Passo del Comedon (que está localizado a uma altitude de 2.130 metros). Em um ponto, no entanto, ela escorregou e caiu no vazio. Os amigos ouviram apenas um grito, mas nada puderam fazer a não ser pedir socorro.
O corpo da vítima foi recuperado e levado de volta no dia seguinte. Dadas as condições de neve e escuridão, não foi possível chegar ao local no próprio dia do acidente. Para o resgate, foram necessários um helicóptero e um guincho de 20 metros a cerca de 2 mil metros de altitude.
Infelizmente, quando Masocco foi localizada, não havia mais nada que pudesse ser feito, os ferimentos sofridos na queda eram muito graves. “Esta tragédia nos afeta profundamente. Nenhuma palavra pode aliviar o sofrimento íntimo da mãe, irmã mais nova e amigos nestas horas, em uma família já duramente atingida no passado. Quero expressar-lhes a sincera proximidade de toda a comunidade da cidade, que se une num abraço à sua grande dor”, disse Viviana Fusaro, prefeita do local onde ocorreu a tragédia. Em poucos dias, a jovem iria prestar o exame necessário para começar a atuar como advogada.
O triste acidente segue uma onda de mortes em trilhas em todo o mundo. Em setembro, um homem de 79 anos morreu enquanto caminhava com suas duas filhas em Purling Brook Falls, em Springbrook, Austrália. Enquanto isso, em agosto, dois alpinistas perderam a vida com dias de diferença depois de cairem de penhascos diferentes, localizados a menos de oito quilômetros um do outro, no Oregon, Estados Unidos.