Fotojet (43)

Jovem ucraniana viraliza ao mostrar rotina com a família em bunker antibomba; assista

Valeria Shashenok virou fonte de grandes jornais internacionais, após mostrar os estragos da guerra em seu país

Normalmente, o TikTok é uma plataforma que coloca em evidência pessoas com conteúdos divertidos e alto-astral, mas desde o início da guerra na Ucrânia, a rede social também tem reunido registros que eram inacreditáveis até poucos dias atrás. É exatamente neste contexto que a jovem ucraniana Valeria Shashenok, de apenas 20 anos, viralizou ao compartilhar vídeos de sua rotina dentro de um bunker antibombas na cidade de Chernihiv.

Até o fechamento desta matéria, o perfil @valerisssh já reunia mais de 350 mil seguidores, mas com um crescimento constante, reunindo milhões de visualizações nos vídeos. Em destaque estão principalmente os posts com os estragos que os ataques do exército russo fizeram na cidade da jovem, e os momentos de “antes e depois” chocantes de como era a vida de Valeria em meio aos cenários paradisíacos do país, e a situação atual de destruição ao seu redor.

@valerissshShit happens♬ Bound 2 Slowed n Reverb by Kanye – Jxy.Creations

@valerisssh NATO, CLOSE THE SKY OVER UKRAINE! #ukraine #stopwar #nato ♬ Another Love – Tom Odell

@valerissshI can’t believe🥲♬ original sound – anna paul &lt3

@valerisssh Putin, I wait u in Chernihiv 🥰🥰🥰🥰 #ukraine #stopwar ♬ original sound – ratherbe.anyoneelse

Em 24 de fevereiro, quando Putin declarou guerra à Ucrânia, Shashenok estava em total descrença. “Eu não acreditava que a guerra pudesse realmente acontecer. Achei que era uma piada”, revelou ao The Star, do Canadá. Quando os mísseis surgiram, ela e sua família correram para o bunker subterrâneo que fica no escritório de seu pai, a apenas 10 minutos de distância de sua casa.

Continua depois da Publicidade

Mesmo sendo um momento tão triste e complicado, Shashenok tem tentado usar um tom sagaz e bem-humorado para registrar tudo que está vivendo. Em um dos posts, ela grava como a mãe tem feito para cozinhar no bunker com uma espécie de fogão por indução. “Eu fico mandando energia positiva para o blinchiki”, escreveu Valeria, referindo-se a uma receita parecida a de panqueca. “Fuja de Putin! Dia simples, vida simples. Nada de especial!”, disse em outro vídeo em que aparece correndo enquanto soa uma sirene de alerta aos moradores.

@valerisssh Ukrainian blinchiki in a bomb shelter✨ #ukraine #stopwar #russiastop ♬ Ice Dance (From “Edward Scissorhands”) – Ashton Gleckman

@valerisssh Run away from Putin! Simple day, simple life😁 Nothing special! #ukraine #stopwar ♬ original sound – Valerisssh

A ucraniana fez questão de explicar o tom “bem-humorado” para não dar uma impressão errada a respeito da forma que encara a guerra. “É inacreditável o que aconteceu no meu país. Mas [o humor] é uma maneira de mostrar que somos fortes. Que há um fim. Que a Ucrânia vai sobreviver. Somos um país muito forte, protegemos nosso país de um dos maiores países do mundo”, orgulhou-se.

Uma rotina “normal” de Valeria inclui idas rápidas ao apartamento que morava para pegar itens necessários para a sobrevivência, e o que ela define como uma espécie de “vistoria” a tudo que foi destruído na cidade no dia anterior. Para secar o cabelo, ela tem utilizado um soprador térmico e cuida do cachorro que foi junto com a família para o bunker. “Perto da minha casa, os prédios estão todos destruídos. Uma das razões pelas quais saio – mesmo que seja inseguro – foi porque queria mostrar [o que está acontecendo para] pessoas de outro país”, explicou ao The Star.

@valerisssh Living my best life 🥰🥰🥰 Thanks Russia! #ukraine #stopwar #russiastop ♬ Che La Luna – Louis Prima

Continua depois da Publicidade

“Pov [ponto de vista]: você quer comprar comida no supermercado durante a guerra na Ucrânia”, postou a tiktoker, enquanto filma todas as estantes da loja completamente vazias.  Numa ida “sortuda” ao estabelecimento, ela conseguiu comprar um abacate, queijo, donuts, leite, água de coco e iogurtes. “Encontrei o último abacate no supermercado!”, comemorou.

@valerisssh I found the last avocado in the supermarket!!!!! #ukraine #stopwar #russiastop ♬ Sleigh Ride – Leroy Anderson

@valerisssh I’m in love of my life! 🥰🥰🥰 #ukraine #stopwar ♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

Nas gravações, é possível ver que a estrutura do bunker é simples, mas fornece banheiro reservado, banheira e chuveiro para os banho. Ela também já adaptou o local com um saco de boxe para se exercitar. “Imagine que é o Putin”, disse enquanto batia no equipamento, citando o presidente da Rússia. Valeria e seus pais dividem o bunker com uma outra família, que infelizmente teve a casa completamente destruída.

@valerissshWelcome to my 5 stars hotel 🥰🥰🥰♬ original sound – allrapperlations

Atualmente, a jovem se tornou fonte para grandes jornais estrangeiros, relatando tudo que tem acontecido. E apesar de demonstrar que está de certa forma adaptada, Valeria admitiu que não vê a guerra acabando tão cedo e já vislumbra um plano para criar um fundo na internet e arrecadar dinheiro para deixar o país com a família. “No futuro, quero ir embora do meu país. Preciso de dinheiro para que o futuro sobreviva”, refletiu em entrevista ao The Star.