A marca de luxo francesa Hermès está sendo processada por dois consumidores, depois deles tentarem comprar uma bolsa Birkin. De acordo com os documentos judiciais, Tina Cavalleri e Mark Glinoga entraram com uma ação coletiva federal nesta terça-feira (19), em São Francisco, na Califórnia. A denúncia foi divulgada pelo Business of Fashion nesta quarta-feira (20).
Segundo os clientes, a marca teria vinculado a compra de outros produtos, como roupas, lenços e itens para casa, para, posteriormente, o consumidor ter a possibilidade de adquirir a bolsa Birkin, com preço que varia em torno de U$ 10 mil a mais de U$ 1 milhão (cerca de R$ 50 mil a R$ 5 milhões).
Tina afirma na ação que gastou “milhares de dólares” na loja, mas que, quando entrou em contato com a marca, em setembro de 2022, para comprar a bolsa, foi informada de que o modelo era vendido apenas para “clientes que haviam sido consistentes em apoiar o negócio”. Ela entendeu como uma pressão para adquirir outros produtos. Mark, segundo o documento, também tentou diversas vezes ao longo de 2023 comprar uma Birkin, mas “foi informado, em todas elas, de que precisava adquirir outros produtos e acessórios“.
Os advogados usaram a legislação estadunidense como base para a denúncia. A Justiça entende que a Hermès viola as regulamentações do país por conta dessa espécie de venda casada imposta aos clientes.
“O produto vinculado, a bolsa Birkin, é separado e distinto dos produtos auxiliares, que devem ser adquiridos pelos consumidores”, apontou a defesa dos clientes. “Os demandantes têm opções alternativas para os produtos auxiliares e preferem escolher entre eles independentemente da sua decisão de comprar bolsas Birkin”, acrescentaram os representantes jurídicos. A defesa pede que a marca seja impedida de manter esse tipo de prática, além de uma indenização financeira.
A Hermès lançou o modelo em 1984, inspirado na cantora e atriz inglesa Jane Birkin. De couro e feita a mão, a bolsa se tornou sinônimo de exclusividade e é vista com frequência nos braços de celebridades.