Hugo Gloss

Marinha dos EUA detectou implosão do submersível Titan dias atrás

Submarino Titan (Foto: Reprodução/Instagram)

A Marinha dos EUA detectou o som da implosão do submarino Titan no domingo (18), dia do desaparecimento do submersível. De acordo com a ABC News, o barulho foi identificado por um sistema secreto de detecção acústica subaquática poucas horas após o início da expedição.

“A Marinha dos EUA conduziu uma análise de dados acústicos e detectou uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão próximo de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas”, disse o oficial ao canal. “Embora não sejam definitivas, essas informações foram imediatamente compartilhadas com o Comandante do Incidente para auxiliar na missão de busca e resgate em andamento”, esclareceu à emissora.

Anteriormente, ruídos captados durante as buscas alimentaram as esperanças de que os cinco tripulantes da embarcação poderiam ser encontrados com vida. Contudo, um representante da Guarda Costeira afirmou que os sons pertenciam à vida marítima natural, ou aos próprios navios de resgate.

Vítimas da tragédia com o submarino Titan (Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Nesta quinta-feira (22), as autoridades confirmaram que o milionário britânico Hamish Harding, o paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente da Engro, e seu filho Suleman, bem como o experiente mergulhador francês, Paul-Henri Nargeolet, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions faleceram após implosão do submersível. Eles tentavam visitar os destroços do navio Titanic, a quase quatro mil metros de profundidade.

Ainda não se sabe em qual momento e por qual motivo a embarcação implodiu, mas as investigações para explicar os motivos do incidente continuam. As autoridades também não confirmaram se haverá alguma operação para buscar os restos mortais das vítimas, já que o local é muito inóspito.

Mais cedo, a OceanGate, empresa responsável pelo passeio turístico, lamentou as mortes trágicas: “Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos”.

“Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam”, continuou o comunicado.

Sair da versão mobile