Uma adolescente de 13 anos quase perdeu a visão após seguir algumas dicas de beleza que encontrou no TikTok. O relato foi divulgado recentemente pela mãe da menina ao tabloide britânico Daily Mail. Segundo a declaração de Claire, a filha, Amelia Gregory, ficou internada por dias por usar um produto que irritou sua pele.
Na conversa com o veículo, Claire explicou que Amelia costumava seguir uma influenciadora que dava dicas de skincare nas redes sociais. Contudo, em um dos vídeos, a criadora de conteúdo mencionou um produto com retinol – substância usada para diminuir os impactos do envelhecimento na pele. A menina, então, começou a usar o cosmético acreditando que poderia deixar seu rosto mais iluminado, mas não sabia que teria uma reação negativa a ele.
“Amelia desceu correndo as escadas com o rosto vermelho e gritando de dor”, lembrou a mãe da adolescente. “A pele do rosto dela estava descascando e ela tinha manchas vermelhas. Perguntei, em pânico, o que ela tinha feito e ela soluçou: ‘Um vídeo de cuidados com a pele’. O que quer que ela tenha colocado, queimou tanto a pele dela que ela ficou com vergões. Fiquei atordoada”, narrou.
As duas rapidamente correram para o hospital, e Amelia foi atendida por um especialista. A princípio, ele explicou que a substância, quando usada em excesso em peles jovens, pode causar queimação, mas não demoraria para sarar. No entanto, com o passar dos dias, a situação foi piorando a ponto do olho de Amelia ficar vermelho e inchado.
De volta ao pronto socorro, a menina foi internada com uma infecção bacteriana nos tecidos sob a pele. “Aquela pele escamosa e aberta infeccionou e essa infecção se espalhou para o olho esquerdo. A certa altura, parecia que se espalharia para o direito também. Os médicos me disseram que a infecção poderia fazer com que ela perdesse a visão. Fiquei apavorada e não conseguia acreditar – tudo isso por causa de skincare”, desabafou a mãe. O tratamento para impedir que a infecção se alastrasse envolveu soro intravenoso.
Felizmente, os procedimentos tiveram resultado e Amelia recebeu alta. “Algumas semanas depois de sair do hospital, consultamos um dermatologista que olhou ao microscópio e disse que, embora a pele de Amelia tivesse cicatrizado superficialmente, demoraria muito para que as camadas mais profundas cicatrizassem. Danos irreparáveis foram causados e ela precisaria usar protetor solar fator 50 no rosto no verão e no inverno. A pele dela também fica permanentemente mais sensível e irritável. Tentamos vários cremes e cada um deles causou dor. Os médicos tiveram que prescrever anti-histamínicos em altas doses, pois ela estava reagindo a qualquer coisa que entrasse em contato com sua pele”, contou a mãe.
Depois do susto, Claire explicou que resolveu compartilhar a história para que outros pais não passassem por situações parecidas com os filhos. “Achei que era normal, já que todas as amigas dela seguiam vídeos feitos por outras adolescentes e meninas – skincare é algo que está muito na moda entre Amelia e suas amigas. Mas fiquem atentos ao que seus filhos estão assistindo online, certifiquem-se de que eles cuidem da pele apenas com produtos feitos para peles jovens. Como mãe dela, assumo total responsabilidade pelo que ela estava vendo. Mas acho errado que um creme contendo retinol possa ser vendido para crianças. Os médicos conseguiram salvar a pele e a visão de Amelia, mas poderia ter sido diferente”, ressaltou.
Dermatologistas fazem alerta
O dermatologista Derrick Phillips, da British Skin Foundation, também se manifestou sobre o caso. Para ele, a tendência de vídeos de skincare pode ter seus malefícios. “Os influenciadores compartilham dicas e recomendações de produtos, quando podem não ter todas as informações. Além disso, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra”, pontuou.
Phillips esclareceu o que pode ter acontecido com Amelia: “Tanto os ácidos quanto o retinol esfoliam ou descascam as camadas superiores da pele. Quando combinados, esses produtos podem causar queimadura química – o que resulta em pele seca, vermelha ou com pigmentação escura, irritada e sensível. Usar ingredientes potentes sem compreender suas interações e concentrações também pode exacerbar problemas de pele existentes ou criar novos problemas”.
Ele ainda alertou que, caso seja necessário o uso de retinol, o produto só deve ser comprado com prescrição médica e supervisão.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques