Menino desaparecido há seis anos é encontrado na França e revela motivo delicado do sumiço; mensagem enviada para avó vem à tona

Alex Batty, agora com 17 anos, viajou para a Espanha com a mãe e o avô quando desapareceu, em 2017

O adolescente britânico Alex Batty, de 17 anos, foi encontrado no sul da França nesta quarta-feira (13), após ficar desaparecido desde 2017. De acordo com as autoridades, o jovem estava na cidade de Revel, a leste de Toulouse, e foi avistado por um entregador que passava pela rodovia local.

Fabien Accidini levava remédios para farmácias perto da aldeia de Chalabre. Por volta das 3h (horário local), ele viu Alex andando pela região montanhosa, sob a chuva, e lhe ofereceu carona. À rede francesa TF1, o entregador disse que o rapaz estava com seu skate, com uma lanterna e uma mochila nas costas. Ele estava bem de saúde e disse não ter sofrido maus tratos enquanto esteve sozinho.

Continua depois da Publicidade

No trajeto, Alex contou sua história de vida e pediu para enviar uma mensagem para sua avó, Susan Caruana. “Olá, vovó, sou eu, Alex. Estou na França, em Toulouse. Espero muito que você receba esta mensagem. Eu te amo. Quero voltar para casa”, dizia o texto. Conforme dito pelos agentes, o adolescente estava no país há pelo menos dois anos.

Depois disso, Fabien terminou suas entregas e levou Alex para a polícia local, que confirmou a identidade do adolescente inglês e começou o processo para repatriação do rapaz. “É a criança desaparecida. A família confirmou”, declarou o Ministério Público de Toulouse à BBC. Conforme as autoridades britânicas, ele deve ser enviado para a Inglaterra nos próximos dias. Por ora, Batty está sob os cuidados do serviço social.

Ao La Dépêche du Midi, o entregador deu mais detalhes do paradeiro do garoto. “Ele disse que sua mãe o sequestrou quando ele tinha cerca de 12 anos […] Desde então, ele morava na Espanha, em uma casa luxuosa, com cerca de dez pessoas. Teria chegado à França por volta de 2021”, revelou. O jornalista Remi Buhagiar trouxe ainda outras atualizações do caso.

“Eles passaram três horas juntos no carro e o garoto contou sua história. Ele disse que vivia numa espécie de comuna itinerante. Não estava sob nenhuma coação, mas disse que achava a mãe um pouco estranha e decidiu que não queria esse tipo de vida, e que queria definir seu próprio caminho. É por isso que ele decidiu sair”, explicou.

Alex estava desaparecido desde 2017, e foi encontrado apenas nesta quarta-feira (13) (Foto: Greater Manchester Police)

“Ele perguntou ao motorista se poderia pegar seu telefone emprestado e mandou uma mensagem via Facebook para a avó, dizendo que estava bem e queria vê-la”, completou. Buhagiar destacou que o local onde Alex fora encontrado é conhecido por atrair pessoas em busca de estilos de vida alternativos.

Sobre o caso

Alex Batty desapareceu em 8 de outubro de 2017 durante uma viagem a Málaga, na Espanha, com a mãe, Melanie, e o avô, David. Em entrevista à BBC em 2018, a avó do garoto sugeriu que os dois tinham levado Alex para viver em uma comunidade espiritual no Marrocos. Susan disse que ambos não queriam que o adolescente fosse à escola, e sim tivesse um estilo de vida diferente.

Ela acrescentou que a mãe não tinha a guarda de Alex e que agiu junto a David. Até o momento, o paradeiro dos dois segue desconhecido. Segundo a imprensa britânica, eles estão sendo procurados sob suspeita de ligação com o desaparecimento.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques