Uma mulher vestida com as cores da bandeira ucraniana foi retirada do tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes às pressas, depois de derramar sangue falso sobre si mesma em um aparente protesto anti-guerra. O momento ocorreu durante a estreia do filme “Acide”, do cineasta francês Just Philippot, neste domingo (21).
As imagens viralizaram na web e mostram a jovem, ainda não identificada, subindo alguns degraus da escadaria principal do evento. Em seguida, ela para, olha para as câmeras, retira dois sacos de líquido vermelho do decote e os estoura sobre sua cabeça. Antes que ela pudesse fazer mais alguma coisa, os seguranças correram e a puxaram escada abaixo. Assista:
VIDEO: Cannes action.
A woman dressed in Ukrainian colours pours fake blood on herself on the steps of the Palais des Festivals during the screening of the film 'Acid', before being removed by security staff pic.twitter.com/v7hAz1zetW
— AFP News Agency (@AFP) May 22, 2023
A manifestação ocorreu depois que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, comparou a destruição violenta de partes de seu país pelos invasores russos com a devastação vista em Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.
Um protesto semelhante foi feito por uma ucraniana no festival do ano passado. Na ocasião, uma mulher criticou a ação das forças de Vladimir Putin através de um ato no tapete vermelho do filme “Era uma vez um Gênio”, de George Miller.
A jovem compareceu ao evento com um vestido de gala, mas se despiu, exibindo uma pintura corporal com os dizeres “Pare de nos Estuprar”. Ela também estava estampada com uma bandeira ucraniana e tinha a palavra “escória” escrita nas costas.
A naked girl covered in fake blood with the message saying "Stop raping us" written on her body next to the blue and yelow colors of the Ukrainian flag, ran onto the red carpet in Cannes.
She protested against violence towards women in Ukraine during hostilities. pic.twitter.com/rQbkceHRUv
— The Insider (@InsiderEng) May 21, 2022
Durante a cerimônia de abertura do festival, a renomada atriz francesa Catherine Deneuve subiu ao palco e prestou uma homenagem às vítimas da guerra. Ela recitou o poema “Esperança” escrito por Lesya Ukrainka, uma célebre poetisa ucraniana, e comoveu os participantes da cerimônia.