Hugo Gloss

Mulher com condição rara dá à luz dois bebês em dois dias, nos EUA; entenda

Mulher com condição rara de dois úteros dá à luz bebês em dias diferentes, nos EUA (Reprodução/Instagram)

A norte-americana Kelsey Hatcher, que nasceu com a condição rara de dois úteros, deu à luz dois bebês – cada um de um útero – em dias diferentes, segundo a Universidade do Alabama em Birmingham (UAB). As duas meninas estavam com a data de nascimento prevista para o dia do Natal, mas decidiram se antecipar. Elas e a mãe, que já tem outros três filhos, já receberam alta.

O primeiro parto aconteceu no dia 19 de dezembro, às 19h49 (horário local), e foi o de Roxi Layla. A caçula, Rebel Laken, nasceu no dia seguinte (20), às 6h09. A Universidade destacou, ainda, que os partos foram diferentes, sendo um normal e o outro cesariana.

Roxi estava no útero em que os primeiros três bebês da paciente foram gerados, o que facilitou a indução do parto normal. Apesar de tentarem o mesmo com a segunda menina, Rebel, a técnica acabou não dando certo e a equipe médica precisou realizar a cesariana.

“Nunca, em nossos sonhos mais loucos, poderíamos ter planejado uma gravidez e um parto como este. Mas trazer nossas duas meninas saudáveis ​​a este mundo com segurança sempre foi o objetivo”, declarou Kelsey. “Parece apropriado que elas tenham feito dois aniversários. Ambas tinham suas próprias ‘casas’ e agora ambas têm suas próprias histórias de nascimento”, completou a mulher de 32 anos.

Nas redes sociais, ela também tem compartilhado novidades sobre a família. Em uma postagem feita nesta sexta-feira (22), Kelsey compartilhou diversos registros, ainda no hospital, segurando as recém-nascidas e ao lado da equipe médica. “Nossos bebês milagrosos nasceram! (…) Embora já estejamos todos em casa, vamos aproveitar o tempo para nos unirmos, nos recuperarmos e aproveitarmos as férias”, escreveu. Veja as fotos:

Kelsey compartilhou momentos ainda no hospital, antes e depois de dar à luz (Foto: Reprodução/Instagram)

Diagnóstico

Kelsey Hatcher foi diagnosticada com útero duplo, também conhecido como útero didelfo, aos 17 anos. Esta condição é rara, e ocorre apenas em 0,3% das mulheres. A mulher descobriu que estava grávida de oito semanas em maio, durante uma ultrassonografia de rotina. Ela notou um sangramento, e por ter maior probabilidade de sofrer um aborto, marcou a consulta. A notícia mais chocante foi quando soube que tinha um feto em cada um de seus úteros.

A obstetra de Kelsey, Shweta Patel, professora assistente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da UAB, só acreditou no ocorrido após ver os exames. A médica ressaltou como a gravidez em dois úteros é extremamente rara. “Eu já tinha cuidado de Kelsey durante sua terceira gravidez e sabia que ela tinha um útero duplo, mas era apenas um bebê. Dois bebês em dois úteros foram uma verdadeira surpresa médica”, confessou.

Kelsey deu à luz gêmeas em dias diferentes (Foto: Reprodução/Instagram)

O professor Richard O. Davis, da Divisão de Materno-Fetal da UAB, pontuou que além do útero, cada um dos bebês teve o seu próprio saco, placenta e cordão umbilical, dando um espaço maior do que uma gravidez típica de gêmeos.

Afinal, são gêmeas?

O hospital explicou que uma gravidez de gêmeos típica é definida por dois bebês no mesmo útero, durante a mesma gestação. No caso de Kelsey, foram liberados dois óvulos que foram fertilizados durante o mesmo ciclo de ovulação. Mesmo fugindo da regra, para a sua equipe médica, é possível afirmar que as meninas são gêmeas.

“Acho que é seguro chamar as meninas de gêmeas fraternas”, disse Davis. “No final das contas, eram dois bebês na mesma barriga ao mesmo tempo. Eles apenas tinham apartamentos diferentes”, brinco o professor.

Sair da versão mobile