Nesta quinta-feira (17), a italiana Monica Poli, voz por trás do meme do TikTok “attenzione, pickpocket“, foi roubada por batedores de carteira em Veneza, na Itália. Segundo informações do jornal Corriere Del Veneto, a vereadora italiana de extrema-direita estava vigiando o Piazzale Roma, ponto turístico popular na La Serenissima, quando foi vítima dos criminosos.
Poli estava acompanhada pelo Cittadini Non Distratti (cidadãos não distraídos) – grupo de vigilantes que percorre cidades italianas gritando com pessoas que aparentam estar roubando os pertences de turistas e outros desavisados – em mais uma de suas rondas.
No entanto, em um momento de distração, a mulher que virou um fenômeno mundial acabou tendo o celular arrancado de suas mãos por um homem.
@london_content The most famous voice of Italy at the moment caught on camera.. #attenzione #pickpockets #italy #london_content #fypシ #foryoupage ♬ original sound – London Content Media
Até o momento, nem a Polícia de Veneza e nem Monica se pronunciaram sobre o incidente. O movimento “Cittadini Non Distratti” também não se manifestou.
Entretanto, a imprensa italiana acredita que o roubo tenha sido uma forma de “vingança” e retaliação pela exposição de Monica, que costuma filmar e publicar o rosto dos supostos criminosos.
Fama nas redes
Monica ganhou fama no TikTok com seus vídeos expondo os roubos que acontecem em cidades italianas e acabou se tornando um dos memes mais reproduzidos dos últimos tempos. O bordão “Attenzione, pickpocket!”, entoado a plenos pulmões como um alerta para turistas, ganhou até um remix musical na plataforma. Porém, o grupo de vigilantes já existe há anos.
A vereadora de 57 anos, que representa o Liga, partido de extrema-direita da Itália, conversou com o g1 recentemente e explicou por que começou a gravar os flagrantes. Monica ainda revelou o destino das imagens que compartilha na plataforma de vídeos.
“Faço isso porque me importo com a mensagem de: ‘Venha para a Itália, mas cuidado com a sua carteira‘”, contou Poli. Apesar de viralizar recentemente, a vereadora faz o mesmo tipo de alerta há 30 anos. “Somos um grupo de voluntários que há 30 anos incomodamos batedores de carteira e depois chamamos a polícia. Já fazemos vídeos há algum tempo“, explicou.
Segundo Monica, a repercussão dos flagras a pegou de surpresa, mas ela reforçou que não tem medo de correr atrás dos batedores. A política contou, também, que entrega as imagens dos furtos para a polícia. “A minha voz está em todo lugar. Eu nunca pensei que geraria tudo isso. Queria enviar uma mensagem a todos os turistas que visitam nosso belo país para cuidar de sua carteira“, esclareceu.
Assista:
A todos que vão pro fortal muito cuidado com celular e os pertences de vcs em não esqueçam das doleiras muito attenzione com as pickpocket pra não serem furtados pic.twitter.com/AgNVZlrL5t
— Alexandre (@lexandregabriel) July 19, 2023