Uma mulher norte-americana morreu e outros quatro passageiros ficaram feridos após uma enorme onda atingir um navio de cruzeiro. A embarcação navegava em direção ao porto de Ushuaia, no sul da Argentina. Segundo o jornal Clarín, o incidente ocorreu nesta terça-feira (29), durante uma viagem para a Antártida. Por enquanto, a identidade da vítima ainda não foi revelada, mas as autoridades afirmam que ela tinha 62 anos.
Segundo dados preliminares colhidos pela Prefeitura Naval Argentina (PNA), o navio de bandeira norueguesa “Viking Polaris” foi atingido por uma grande onda, que causou a quebra de vários painéis de vidro nas cabines. A vítima foi atingida pelos pedaços. Depois disso, o cruzeiro voltou ao cais local por algumas horas e permaneceu ancorado nas proximidades para uma investigação.
“É com grande tristeza que confirmamos que um passageiro faleceu após o incidente. Notificamos a família da hóspede e compartilhamos nossas mais profundas condolências”, disse um porta-voz da empresa. Eles informaram que estão trabalhando com os passageiros e tripulantes para organizar suas viagens de volta. Os outros quatro turistas que ficaram feridos foram tratados pela assistência médica a bordo.
Uma das passageiras, a inglesa Suzie Gooding, contou que viu as férias se transformarem em pesadelo. “Nós nos perguntamos se havíamos atingimos um iceberg. Não há icebergs aqui, mas é assim que nos sentimos”, disse ao jornal Wral. Ela continuou o relato chocante: “Tudo estava bem até que a onda traiçoeira nos atingiu, e foi de repente. Não sabíamos se deveríamos nos preparar para abandonar o navio”.
O National Ocean Service descreveu as ondas como “grandes, inesperadas e perigosas”. De acordo com o veículo, uma das movimentações mais assustadoras da região já atingiu a altura de 17 metros, o equivalente a um prédio de quatro andares.
Norwegian-flagged expedition #ship #VikingPolaris in the port of #Ushuaia, #Argentina, after an #accident in which one passenger died and four others were injured. In the midst of a #storm, a giant wave broke several glass panels of the ship’s cabins.
Via @Sharjah24 pic.twitter.com/sI3ZIcGStr
— ⚓️MaRiO⚓️ (@1SafetyLast) December 2, 2022
O “Viking Polaris” sofreu pequenos danos no acidente. O navio, que tem outros cruzeiros previstos para esta temporada, foi lançado em 2022 e é o mais novo da empresa norueguesa. Sua capacidade é de 378 passageiros, segundo o site oficial. A embarcação possui 189 cabines e é especialmente equipado para navegar em áreas extremas.
@michael.the.canadian A look at my #suite on #vikingcruise new #expedition #vessel #polaris in #antarctica #adventuretravel ♬ Ice Ice Baby – Vanilla Ice
Durante o mês de novembro, outros três turistas que faziam viagens à Antártida morreram, um de causas naturais e dois homens de 76 e 80 anos que caíram ao mar quando o barco em que faziam uma excursão virou. Neste caso, os passageiros eram do “M/V Word Explorer”, um cruzeiro de origem portuguesa que faz viagens para a empresa “Quark Expeditions”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques