A passageira que teve sua perna esquerda amputada após um acidente na esteira rolante de um aeroporto em Bangkok, na quinta-feira (29), teve o membro reimplantado pelos cirurgiões de um hospital na Tailândia. No entanto, de acordo com o Daily Mirror, os médicos acreditam ser improvável que ela consiga recuperar os movimentos.
O jornal informou que a família da mulher de 57 anos está consultando os profissionais antes de decidir como proceder com o caso. Segundo à Airports of Thailand, a moça estava prestes a embarcar quando foi “gravemente ferida” e teve o membro dilacerado pelo aparelho. A empresa informou que foi alertada às 8h40 do ocorrido no Terminal 2.
Outros passageiros tentaram acionar o botão de emergência para desligar a esteira, mas conseguiram quando já era tarde demais. Conforme relatos de outras pessoas que estavam no Aeroporto Internacional Don Mueang, a mulher tropeçou na própria mala e ficou com o pé preso no fim do mecanismo.
Através das redes sociais, o filho da passageira criticou a direção do aeroporto por supostamente se recusar a entregar imagens do circuito interno de TV que gravaram o momento do acidente. Ele afirmou estar preocupado com o estado mental da mãe, e que o ocorrido foi “de partir o coração” da família.
“Eu me senti como uma criança, principalmente quando vi minha mãe após o acidente. Os policiais estavam segurando uma caixa de espuma com a perna dela enquanto saíam da ambulância. É um sentimento que não consigo explicar”, confessou o rapaz. “A moral da minha mãe está em um nível preocupante. Tivemos a oportunidade de conversar com ela um pouco antes e depois da cirurgia. Ela mostrou força tanto em suas expressões faciais quanto em seu tom [de voz], mas sabíamos que seu coração estava despedaçado pela perda repentina de sua perna”, continuou.
“O que tenho que admitir é que a maior preocupação da minha família neste momento é o estado de espírito da minha mãe e sua condição. Sabemos que não podemos colocar as pernas da minha mãe de volta aos trilhos, ou mesmo colocar sua vida de volta aos trilhos. A família pediu ao médico que considerasse contratar uma equipe de psicólogos para ajudar a tratar minha mãe [e] processar o que está acontecendo”, explicou o homem.
“Minha mãe chorou, não por causa da dor, mas porque ela não conseguia imaginar a vida com uma perna só. Portanto, evitamos ao máximo falar com ela sobre o incidente no aeroporto Don Mueang e deixamos para as partes interessadas do aeroporto investigar. A família espera que a investigação seja transparente e justa”, ressaltou. “A família ainda está rezando pela cirurgia de minha mãe. Esperamos que não haja sinais de infecção e que esta seja sua última operação”, finalizou o filho da passageira.
Direção do aeroporto se pronuncia
A direção do aeroporto emitiu um comunicado após o caso, e lamentou o ocorrido. Na nota, também foi informado que a empresa está disposta a arcar com as despesas médicas da mulher. “O diretor do Aeroporto Don Mueang e a administração visitaram a paciente para acompanhar o tratamento, e receberam informações da equipe médica do Hospital Bhumibol de que ela está recebendo todos os cuidados”, informou.
“O Aeroporto Don Mueang está profundamente triste com o incidente e pronto para aceitar totalmente a responsabilidade, bem como cuidar das despesas médicas e compensações”, concluiu o texto.
O diretor do Aeroporto Internacional Don Mueang, Karun Thanakuljeerapat, afirmou em coletiva de imprensa que as esteiras são inspecionadas diariamente. Foi iniciada ainda uma investigação para apurar o incidente. Será analisado como as rodas da mala abriram uma brecha para que a perna da mulher ficasse presa. Em caso de negligência, medidas punitivas contra a empresa serão adotadas.