A jornalista brasileira Nathalia Urban, de 36 anos, faleceu nesta quarta-feira (25), em Edimburgo, na Escócia. Segundo informações do g1, a polícia local revelou que a profissional morreu após cair de uma ponte.
Conforme apurado pelo veículo, o acidente de Nathalia ocorreu na última segunda-feira (23). A moça chegou a ser socorrida e recebeu atendimento médico, mas, após dias internada, exames constataram a morte cerebral.
Depois do ocorrido, a Polícia de Edimburgo abriu um inquérito para determinar as circunstâncias da queda e concluir se foi acidental ou criminal.
De acordo com o colega de trabalho de Urban, o jornalista Florestan Fernandes Júnior, diretor de redação do Brasil 247, a moça havia acabado de retornar de uma “lua de mel” na Tunísia. Durante a viagem, Nathalia colocou um fim ao relacionamento com o noivo australiano.
Mesmo de volta de viagem, Nathalia não retomou as atividades no portal no dia previsto, o que preocupou Florestan. O colega então entrou contato com familiares e com a Embaixada Brasileira, além de relatar o “sumiço” de Urban ao Itamaraty [Ministério das Relações Exteriores].
Florestan só conseguiu informações sobre Nathalia com autoridades da Inglaterra. “Ela tinha quebrado duas costelas, tido uma perfuração e estava em estado de coma, mas também não tinha detalhes”, explicou ele ao g1.
Segundo informações do Metrópoles, dias antes do ocorrido, Nathalia teria feito publicações preocupantes nas redes sociais. Além de desabafar sobre o fim do relacionamento, ela também disse estar “desesperada” para conseguir um emprego, por medo de ficar “sem teto”.
Na noite de quarta, após a confirmação da morte, o Brasil 247 lamentou a perda em publicação no Instagram. “Infelizmente, nossa colega Nathalia não resistiu, e os aparelhos serão desligados. Num último gesto de humanidade, os órgãos serão doados. Nathalia lutou pela liberdade de todos os povos. Estamos em luto e consternados. Oremos para que ela tenha uma boa passagem. Nathalia Urban sempre presente!”, escreveu o portal.
Sepultamento
Fernanda Toledo Cardo, tia de Nathalia, revelou que a jornalista será sepultada em São Paulo. Entretanto, a família ainda não tem previsão da despedida, pois não se sabe quando o embarque do corpo para o Brasil deve acontecer.
Por não haver voo direto da Escócia ao Brasil, o translado deve sair de Edimburgo para Londres e de lá seguirá para São Paulo. A tia revelou, ainda, que a Embaixada Brasileira está responsável pelo processo junto com a Brasil 247.
Fernanda revelou que o término com o australiano, que não teve sua identidade divulgada, aconteceu de repente. “Comemoravam há alguns meses um anel de noivado. Por conta de um problema de saúde do sogro, cancelaram”, explicou.