Quatro vítimas do acidente aéreo que abalou o Nepal na manhã deste domingo (15) teriam feito uma transmissão ao vivo instantes antes da queda. De acordo com o jornal The Times of India, estes passageiros eram de Ghazipur, no estado de Uttar Pradesh, na Índia. As imagens, que circularam pelas redes sociais, seriam um registro do momento em que o avião caiu na cidade de Pokhara.
Na gravação, Sonu Jaiswal, de 29 anos, aparece mostrando o voo. “É muito divertido”, diz ele em um determinado momento. Até que a aeronave fez uma curva para a esquerda e, em seguida, caiu e pegou fogo. O celular ainda conseguiu registrar, por cerca de 30 segundos, o avião em chamas. Assista ao vídeo abaixo:
[Atenção! Imagens fortes]
#नेपाल_विमान_हादसे के दौरान हादसे का शिकार हुआ युवक कर रहा था फेसबुक लाइव, सोशल मीडिया पर वायरल हुआ वीडियो….
#Nepal #kathmandu #yatiairlines #planecrash pic.twitter.com/FcFF9pdwhA— Thestatekhabar (@thestatekhabar) January 15, 2023
Segundo o Hindustan Times, Jaiswal estava em uma viagem com os amigos – Anil Rajbhar, de 28 anos, Vishal Sharma, de 23, e Abhishek Singh Kushwaha, 23 anos. Eles estão entre os cinco indianos vítimas do acidente aéreo. Além do grupo, havia 53 nepaleses, quatro russos e dois coreanos entre os passageiros. Pessoas da Irlanda, Austrália, Argentina, França e Rússia também estavam à bordo.
Mas Jaiswal não foi o único a fazer um registro nos momentos que antecederam ao acidente. A blogueira de viagem Elena Banduro, de 33 anos, de Moscou, também publicou uma imagem pouco antes do início de seu voo. Na selfie, postada nos Stories após o embarque, Elena escreveu: “Indo para o Nepal”. Com a trágica notícia, as redes sociais dela foram tomadas por mensagens de luto.
Relembre o caso
Um avião da Yeti Airlines caiu na cidade de Pokhara, neste domingo (15). Pelo menos 68 pessoas perderam a vida. O voo havia deixado a capital do país, Katmandu, com 72 pessoas à bordo – 68 passageiros e quatro tripulantes. Um representante da companhia aérea também confirmou que duas das vítimas eram crianças. Um vídeo, divulgado nas redes sociais, registrou os últimos momentos do voo.
Horrifying last moments of an ATR plane crash from Nepal in Pokhara that was bound for Kathmandu. All 72 people on board are dead. pic.twitter.com/4JZIvnThPQ
— Wajahat Kazmi (@KazmiWajahat) January 15, 2023
O avião caiu num desfiladeiro entre duas colinas, num ponto próximo do aeroporto da cidade. As equipes de resgate chegaram ao local após enfrentarem algumas dificuldades por conta da localização, mas também pelo estado da aeronave. “O avião está pegando fogo”, relatou o policial Ajay K.C. à agência Reuters. Minutos depois do acidente, Arun Tamu, morador local, também deu detalhes do que encontrou. “Metade do avião está na encosta. A outra metade caiu no desfiladeiro do rio Seti”, afirmou ele. Veja o ponto da queda:
As causas do acidente ainda são investigadas. Mas Jagannath Niroula, porta-voz do órgão, informou que o tempo estava claro no momento da queda. Segundo um comunicado do governo, o primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, convocou uma reunião de emergência a respeito da situação.