Um pai de três filhos, identificado como Ryan Borgwardt, de 45 anos, foi dado como desaparecido por sua família em 12 de agosto, após um passeio de caiaque em Green Lake, nos Estados Unidos. No entanto, conforme a polícia, o homem forjou seu sumiço e fugiu para a Europa, abandonando a todos.
Durante uma coletiva de imprensa na tarde de sexta-feira (8), o Gabinete do Xerife do Condado de Green Lake informou que, inicialmente, acreditava-se que Ryan havia se afogado. A busca pelo homem na região durou oito semanas, com a comunidade local investindo inúmeras horas e recursos para encontrá-lo.
Foram encontrados um caiaque virado e um colete salva-vidas, que as autoridades acreditam pertencer a Borgwardt. Além disso, o veículo dele também foi encontrado próximo ao Dodge Memorial Park, em Wisconsin.
O gabinete do xerife só conseguiu uma pista quando seus investigadores adotaram uma nova abordagem, no início de outubro. Eles começaram a analisar arquivos de computador e até mesmo possíveis parcerias internacionais para encontrar quaisquer informação deixada pelo homem.
Plano elaborado
O computador de Ryan continha a maior parte das evidências, “deixando um longo rastro digital para as autoridades seguirem”. Como reportado pelo Gabinete do Xerife, ele estava se comunicando com uma mulher do Uzbequistão, abriu uma nova conta bancária, tentou transferir fundos para bancos estrangeiros e teve dúvidas sobre transferência de fundos para essas agências.
O homem também comprou vales-presente de companhias aéreas, fez um seguro de vida de US$ 375.000 (cerca de R$ 2,1 milhões ) em janeiro, e apagou os dados. Desta forma, as investigações apontam que o pai tenha orquestrado seu sumiço por pelo menos sete meses.
Em meio às buscas, os agentes ainda descobriram que o nome de Borgwardt havia sido verificado pelas autoridades policiais do Canadá no dia seguinte ao seu desaparecimento.
Fim das buscas
Todos os esforços de busca por Ryan Borgwardt em Wisconsin terminaram, mas a polícia local persiste na hipótese de que ele fugiu para a Europa. Em coletiva de imprensa, o xerife Mark Podoll fez um apelo para que o pai retorne em nome de sua família.
“Ryan, se você estiver vendo isso, eu imploro que entre em contato conosco ou com sua família. Entendemos que coisas podem acontecer, mas há uma família que quer seu pai de volta”, declarou Podoll.