Um casal se afogou tragicamente durante uma viagem de férias em família, no Havaí. Sophia Tsaruk e o marido Ilya Tsaruk decidiram mergulhar com snorkel no primeiro dia de passeio, quando perderam a vida. Ela estava grávida de 30 semanas. O casal também deixou um bebê de apenas 18 meses, Logan.
Para comemorar a chegada do novo bebê, Sophia e Ilya decidiram viajar. Já de início, eles foram até a praia de Ahihi-Kinau para fazer o mergulho. Os dois estavam juntos com a irmã de Ilya, Taisiya, o cunhado Anatoliy e mais um outro casal. Segundo o Mirror, Sophia não estava confortável com a ideia de nadar e disse que estava passando mal antes de entrar na água.
Mesmo com as condições do mar aparentemente calmas, a tragédia se desenrolou rapidamente. Taisiya afirmou que o grupo se separou na água e, logo depois, ouviram gritos vindos do oceano. Os serviços de emergência foram acionados, mas, por volta das 12h, os socorristas encontraram Sophia sem vida na água.
Enquanto tentavam reanimar a vítima, as equipes também encontraram Ilya no fundo do mar, a cerca de 100 metros da praia. Apesar dos esforços de salvamento, ambos não resistiram e foram declarados mortos no local. A situação fez com que suspeitas fossem levantadas sobre a segurança das máscaras de snorkel que o casal utilizava.
Taisiya mencionou que sentiu falta de ar enquanto usava o equipamento. “Tive que arrancar a máscara para respirar”, disse. Ela ainda alegou que isso possa ter contribuído para o afogamento. A comunidade havaiana alertou sobre os perigos dessas máscaras, com vários relatos de outros incidentes semelhantes.
Uma campanha no GoFundMe foi lançada para apoiar Logan, que agora está sob os cuidados dos outros familiares. A iniciativa já arrecadou mais de US$100 mil – cerca de R$ 551 mil – em poucos dias. De acordo com a irmã mais velha de Sophia, Ilona Tsymbalyuk, os familiares se revezaram para confortar o pequeno e ele nunca estará sozinho. “Eles deixaram um pouco de si nele”, disse ela, emocionada.