Passageiros narraram momentos de terror vividos dentro do voo da Singapore Airlines, que saiu de Londres com destino a Singapura. Uma pessoa morreu e outras trinta ficaram feridas depois que o Boeing 777 enfrentou uma turbulência severa, nesta terça-feira (21).
O passageiro Andrew Davies afirmou que, até o momento da turbulência, o voo tinha sido “perfeitamente normal”. No entanto, em poucos instantes, “o avião simplesmente caiu”, segundo o Daily Mail. “Houve muito pouco aviso. O sinal do cinto de segurança foi ligado, eu coloquei meu cinto imediatamente e então o avião simplesmente caiu“, comentou.
“Muitas pessoas ficaram feridas, incluindo os comissários de bordo, que foram estoicos e fizeram tudo o que puderam. Os serviços de emergência de Bangkok responderam rapidamente“, contou o homem. O avião precisou fazer um pouso de emergência na capital da Tailândia, e cerca de 20 pessoas ainda estão internadas na UTI de hospitais da cidade.
Andrew relatou ainda que os passageiros que estavam de pé ou sem os cintos de segurança afivelados no momento da turbulência foram jogados para cima, no teto da cabine. As bagagens caíram dos compartimentos, atingindo as cabeças de alguns passageiros, enquanto objetos soltos como garrafas, bandejas de comida e talheres também foram atirados para o alto.
“Os pertences das pessoas espalhados, café e água voando no teto. Surreal. Tantas pessoas feridas. Lacerações na cabeça, ouvidos sangrando. Uma senhora gritava de dor com as costas machucadas. Eu não pude ajudá-la, apenas consegui dar água para ela“, relembrou o passageiro.
Um outro passageiro britânico mandou uma mensagem para sua família dizendo que os amava. Segundo o Daily Mail, ele ficou com medo de que a aeronave não chegasse ao novo destino. “Não quero assustar você, mas estou em um voo maluco. O avião está fazendo um pouso de emergência. Amo todos vocês“, dizia a mensagem do passageiro enviada à mãe.
Em relato à BBC, um homem que estava a bordo do avião contou que, com o impacto, seu filho foi jogado no chão a duas fileiras de distância. “Não houve turbulência antes disso. Passou de nenhuma turbulência para isto. O avião não tremeu e então eu estava batendo no teto, de repente“, afirmou.
Em depoimento à agência de notícias Reuters, o estudante Dzafran Azmir, de 28 anos, revelou que diversas pessoas chegaram a se chocar contra o teto da aeronave. “Algumas pessoas bateram a cabeça nos bagageiros, que chegaram a ficar amassados. Também atingiram e romperam o teto onde ficam as luzes e as máscaras”, recordou Azmir.
Ele relembrou, ainda, os momentos que antecederam a movimentação brusca. “De repente, o avião começou a inclinar e tremia muito, então eu comecei a me preparar para o que estava acontecendo, e muito de repente houve uma queda muito forte, então todo mundo que estava sentado sem cinto de segurança foi lançado imediatamente ao teto”, contou ele.
O que aconteceu
Segundo a BBC, o episódio com o voo SQ321 ocorreu faltando cerca de uma hora e meia para o pouso em Singapura. O comandante declarou emergência e precisou realizar um pouso não programado em Bangkok, na Tailândia, às 15h45 no horário local. Os feridos receberam socorro no aeroporto.
Em comunicado, a companhia aérea informou que o avião transportava um total de 211 passageiros e 18 tripulantes. “O voo Singapore Airlines #SQ321, operando de Londres (Heathrow) a Singapura em 21 de maio de 2024, encontrou turbulência severa durante o percurso. A aeronave alternou para Bangkok e pousou às 15h45 no horário local”, declarou.
De acordo com o FlightRadar24, que monitora voos em tempo real, a aeronave sofre uma queda de 37 mil pés para 33.825 pés em um minuto, o que corresponde a 967 metros de queda. Na sequência, o avião continua o trajeto de descida, o que significa que não há com distinguir o quanto dessa queda foi causado pela suposta turbulência e o quanto teria sido causada propositalmente pelo piloto.
Dados oficiais da companhia aérea ou de órgãos de controle a respeito do fenômeno ainda não foram disponibilizados. No entanto, em vídeo divulgado pelo TMZ, é possível ver o estrago causado pelo episódio:
Companhia aérea se manifesta
Após o ocorrido, a Singapore Airlines emitiu um comunicado confirmando o óbito de um passageiro. “O voo Singapore Airlines #SQ321, operando de Londres (Heathrow) a Singapura em 21 de maio de 2024 encontrou turbulência severa durante o percurso. A aeronave alternou para Bangkok e pousou às 15h45 no horário local. Nós podemos confirmar que há feridos e uma morte a bordo do Boeing 777-300ER”, disse a companhia aérea.
Até o momento, detalhes sobre a real causa da morte do passageiro não foram revelados. Entretanto, a imprensa especula que uma das possibilidades seria o impacto durante a turbulência, mas nada foi confirmado.
A empresa também enviou uma mensagem aos familiares da vítima. “A Singapore Airlines oferece as mais profundas condolências à família da pessoa falecida. Nossa prioridade é fornecer toda a assistência possível para todos os passageiros e tripulação a bordo da aeronave. Estamos trabalhando com as autoridades locais da Tailândia para fornecer a assistência médica necessária e a enviar uma equipe para Banguecoque para prestar qualquer assistência adicional necessária”, finalizou.