O vídeo de um suposto pastor dentro da jaula com leoas viralizou nas redes sociais. De acordo com um influenciador da Nigéria, o homem seria um líder religioso que estava tentando recriar a história bíblica de Daniel na cova dos leões. Após a repercussão, nesta semana a BBC descobriu que ele não é um pastor, e sim zelador do zoológico onde o viral foi filmado.
No registro, um homem de terno azul divide a jaula com pelo menos três felinos. Ele chega a colocar a mão na boca de uma das leoas enquanto a pequena multidão observa a cena. No Instagram, o influenciador compartilhou as imagens e escreveu: “O pastor Daniel trouxe os membros da sua igreja para mostrar para eles que nada pode acontecer com um homem de Deus”.
O momento foi compartilhado inúmeras vezes em Gana e na Nigéria, porém foi feito na Somália. No Quênia, uma emissora local exibiu a filmagem e chamou atenção de um membro do parlamento. “Eu me ofereço para levá-lo ao Masai Mara [parque nacional famoso por abrigar animais no país], por favor. Com todas as despesas pagas. Procuramos os leões e ele pode passear com eles”, ofereceu o queniano Ronald Karauri. Veja:
I volunteer to take him to the Maasai Mara please, all expenses paid. We look for the lions and he can go walk with them. https://t.co/t3fiZCVeWk
— Hon Captain Ronald Karauri (@KarauriR) September 27, 2023
No entanto, segundo a BBC, o homem não é um pastor. Usando uma pesquisa reversa de imagens, o veículo afirmou ter encontrado um vídeo no YouTube, de 2021, que mostra um parque turístico em Mogadíscio, capital da Somália, com um recinto compatível com o do viral. No vídeo encontrado pela emissora, Mohamed Abdirahman Mohamed é entrevistado. Trata-se do mesmo homem que apareceu com as leoas. Ele é zelador do zoológico e trabalha no local há mais de oito anos.
A história mencionava um parque turístico em Mogadíscio, que ao ser pesquisado no TikTok na Somália, levava a uma conta onde o vídeo original foi compartilhado. Inclusive, há outros vídeos de Mohamed com os animais, e o mais antigo foi postado em março deste ano. Na página do Facebook que leva o mesmo nome do parque, o veículo constatou que existem publicações mostrando que os administradores do local usaram os felinos como atração no Eid, festival muçulmano que marca o fim do Ramadã.
No ano passado, Mohamed, o “líder religioso” que acaricia as leoas, conversou com Mohamed Abdiaziz, da BBC Somali. Na ocasião, ele contou que treinou os animais que cuida, incluindo felinos e cobras. Na entrevista, o zelador chegou a brincar com uma píton e colocar a cabeça da serpente na boca. O gesto chocou as pessoas ao redor, que gritaram.
O homem revelou que aprendeu sozinho a criar e cuidar dos animais, mantendo a confiança em suas habilidades. “Eles são inofensivos, são como meus filhos”, disse ele à BBC. Assista ao viral:
Pastor locks himself inside lion's den. pic.twitter.com/DF2pFp8ia4
— K24 TV (@K24Tv) September 27, 2023