Um acidente trágico terminou com uma pessoa morta no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã. A vítima faleceu após ser sugada pelo motor de uma aeronave da KLM que estava prestes a decolar. Os passageiros e tripulantes a bordo teriam visto o incidente e estão recebendo aconselhamento.
Segundo o The Independent, o avião tinha como destino Billund, na Dinamarca, e estava dando ré no momento do ocorrido. Ainda não está claro como a pessoa foi sugada pelo motor, nem se era um passageiro ou funcionário. A polícia e as autoridades de segurança iniciaram uma investigação.
Em comunicado, o aeroporto e a KLM confirmaram a tragédia e enviaram condolências à família da vítima. “Hoje houve um incidente horrível em que uma pessoa acabou no motor de um avião. Nossos pensamentos estão com os familiares e nos preocupamos com os passageiros e colegas que testemunharam isso. A polícia militar real [a Marechaussee] está atualmente conduzindo uma investigação”, declararam.
Heftig incident op Schiphol.
Een persoon is in de motor gesprongen van een @embraer van KLM. https://t.co/u21x8uH9OG pic.twitter.com/Gf81P0Cqme— Menno Swart (@MennoSwart) May 29, 2024
Os serviços de emergência foram chamados pouco antes das 15h, quando o alarme foi disparado. Um porta-voz da polícia acrescentou que todos os passageiros e funcionários do voo em questão, KL1341, foram desembarcados e atendidos. Já o Conselho de Segurança Holandês afirmou que disponibilizou três investigadores ao aeroporto.
Para um técnico ouvido pelo jornal holandês De Telegraaf, o fato de o motor estar ligado sugeria que o avião, um Cityhopper, se preparava para decolar. “Um funcionário da aeronave relatou que alguém pulou no motor enquanto a tripulação acabava de completar as instruções de segurança. Houve ‘um barulho infernal’ e a fumaça pôde ser vista por um momento. Passageiros e funcionários viram o incidente acontecer diante de seus olhos”, informou o site. O portal ainda apontou que os restos mortais da pessoa foram encontrados no motor da aeronave.