Polícia detém suspeito de tiroteio nos EUA que matou 6 pessoas e feriu 24, e momento é filmado

Robert E. Crimo, de 22 anos, foi detido próximo ao local do crime. Ele tentou fugir, mas teve o veículo cercado por policiais

Tiroteio

A polícia deteve o suspeito do tiroteio que matou 6 pessoas e deixou mais 24 feridas durante o Desfile da Independência, em Illinois, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (4). Robert E. Crimo, de 22 anos, foi preso a cerca de oito quilômetros do local do crime. Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (5) mostrou o exato momento em que ele foi encontrado pelos policiais.

No início da noite, as autoridades avistaram o carro de Crimo e fizeram sinal para que ele parasse, mas o rapaz tentou escapar. O suspeito acabou se rendendo depois de ser cercado pelos agentes. Na gravação, é possível ver quando ele sai do veículo que dirigia durante a fuga. “Faça-me um favor, fique de joelhos…fique de joelhos de deite-se de bruços”, ordenou o policial. Em seguida, o jovem correspondeu aos comandos e foi detido. Veja o vídeo completo abaixo:  

As buscas por Crimo começaram após as autoridades recuperarem uma arma, um fuzil de alta potência. A polícia afirmou que o suspeito era um homem branco, com cabelos pretos longos e de baixa estatura. Além disso, ele vestia uma camiseta branca ou azul, é “da área” de Illinois e também é conhecido como Bobby.

Continua depois da Publicidade

O governador de Illinois, J.B. Pritzker, disse aos jornalistas, horas antes da detenção que “o assassino será levado à Justiça”. A prefeita de Highland Park, Nancy Rotering, também se pronunciou sobre o tiroteio. “Em um dia em que nos reunimos para celebrar a comunidade e a liberdade, lamentamos a perda, a trágica perda da vida, e lutamos contra o terror que nos foi trazido”, afirmou.

O ataque

De acordo com os agentes, Robert E. Crimo é suspeito de disparar com um fuzil, de cima de um telhado, contra centenas de pessoas que assistiam à um desfile do Dia da Independência dos EUA, celebrado no dia 4 de julho, no centro da cidade de Highland Park, no estado de Illinois.

Continua depois da Publicidade

O evento foi interrompido cerca de 10 minutos depois de começar às 10h (hora local), quando começou o ruído que soava como tiros. A polícia foi acionada após uma correria de pessoas que tentavam se proteger dos disparos.

No vídeo acima, é possível ver o momento em que as pessoas ouvem o barulho dos tiros e saem correndo. “É tiro, é tiro!”, gritou o menino que gravou a cena. Outros indivíduos que assistiam ao desfile também captaram o instante em que a correria começou:

 

Miles Zaremski, uma testemunha que estava no local, afirmou à CNN que ouviu o que acreditava ser de 20 a 25 tiros. Um repórter do jornal Chicago Sun-Times relatou que viu cobertores escondendo corpos ensanguentados e outras pessoas bastante feridas perto do palco do desfile.

Continua depois da Publicidade

Uma jornalista da rede CBS que assistia à parada contou que estava perto da cena quando ouviu o que parecia ser um tiroteio. Ela e sua família se deitaram no chão e rapidamente correram para o carro em uma garagem próxima. “Todos correram, se escondendo e gritando”, disse ela. “Foi extremamente aterrorizante. Foi muito assustador. Temos muita sorte, saímos muito rapidamente”, declarou.

Um vídeo captou cadeiras e itens pessoais abandonados na rota do desfile em meio a uma forte presença de agentes de segurança. Outras imagens mostram vários carros de bombeiros e da polícia no local.

Continua depois da Publicidade

Segundo o site de Highland Park, o desfile iria contar com carros alegóricos, bandas marciais, grupos comunitários e outros entretenimentos especiais. Após o tiroteio, os subúrbios próximos de Deerfield e Evanston também cancelaram seus desfiles.

O dia 4 de julho é uma das maiores festas nacionais dos Estados Unidos. Os norte-americanos celebram o feriado com desfiles, paradas e as famosas queima de fogos, que acontecem por todo o país.