O fuzil supostamente usado pelo suspeito Tyler Robinson, de 22 anos, no assassinato do republicano Charlie Kirk trazia frases que chamaram atenção das autoridades. A informação foi dada pelo governador de Utah, Spencer Cox, nesta sexta-feira (12), em coletiva de imprensa.
Em uma das balas estava escrito “Hey Fascist! Catch”, que significa “Ei, fascista! Pega essa!”. Outra bala apresentava a expressão “Bella Ciao”, em referência ao hino italiano da resistência contra o nazismo e o fascismo de Hitler e Mussolini. Já um terceiro projétil foi encontrado com a frase “Se você estiver lendo isso, você é gay (risos)”.
Na mesma coletiva, Cox mencionou o relato de um parente de Robinson sobre uma situação que aconteceu dias antes do atentado a Kirk. Durante o jantar, o jovem contou que o ativista de direita iria ao evento na Universidade de Utah Valley (UVU) no dia 10 de setembro.
Na ocasião, eles conversaram sobre os pontos de vista em relação a política, e Tyler defendeu o motivo de não gostar de Charlie. O membro da família também acrescentou que o suspeito havia se tornado “mais político” nos últimos tempos e estava “cheio de ódio”.
A polícia ainda entrevistou o colega de quarto de Robinson, que mostrou mensagens enviadas pelo suspeito no Discord com indicativos de que teria cometido o crime.
Uma delas mencionava que o rifle estaria enrolado em uma toalha, em uma área arborizada perto do campus da UVU. Outra dizia que o jovem teria trocado de roupa após atirar contra Kirk.

Suspeito é preso
Tyler Robinson foi detido e está sob custódia policial. Em entrevista à Fox News também nesta sexta (12), Donald Trump afirmou que o suspeito foi voluntariamente até uma delegacia local após ser convencido a se entregar pelo pai, Matt Robinson.
De acordo com o presidente dos Estados Unidos, Tyler tomou a decisão depois de um pastor reconhecê-lo nas imagens divulgadas pelas autoridades e delatá-lo a Matt. O pai do jovem atua no Departamento do Xerife do Condado de Washington há 27 anos, e teria contatado as autoridades e impedido o filho de fugir. Ele era bolsista da Universidade Estadual de Utah.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques