A prefeita da cidade de Tampa, nos Estados Unidos, reforçou o pedido à população para que saiam de casa e evacuem as áreas de risco, antes da chegada do furacão Milton à Flórida, prevista para quarta-feira (9). À CNN, nesta segunda (7), Jane Castor alertou que vê o fenômeno como “catastrófico“.
A prefeita afirmou que considera o furacão Helene, que ocorreu recentemente, como um “alerta“, e que existe a possibilidade de ondas de três a quatro metros provocadas pelo Milton. “A título de comparação, o furacão Helene, que deixou a área de Tampa Bay há uma semana, teve ondas de 1,80 metro, e isso foi devastador para muitas pessoas da região costeira“, explicou.
Castor aconselhou a população a evacuar. “A mensagem mais importante é que vocês precisam se preparar. Façam tudo o que for necessário e, em seguida, saiam das zonas de evacuação, que agora são as zonas de evacuação A e B. E, como todos já ouvimos tantas vezes, protejam-se do vento e corram da água. (…) Helene foi um alerta, isso [Milton] é literalmente catastrófico. Se você escolher ficar em uma dessas áreas de evacuação, você vai morrer“, disse.
Assista à declaração completa:
O furacão contornou Yucatán, no México, nas últimas horas, e deve causar “ondas destruidoras” no país, com um aumento do nível da água de até 1,5 metro. “Mesmo que a previsão indique que o furacão Milton não atingirá o território nacional, chuvas e ventos torrenciais são esperados, especialmente em Campeche e Yucatán“, disse a presidente Claudia Sheinbaum, no X (antigo Twitter).
Milton foi rebaixado à categoria 4, mas é “extremamente perigoso“, segundo alerta do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) desta terça-feira (8). A instituição afirmou que é provável que o fenômeno “continue como um grande e poderoso furacão ao atingir a costa da Flórida, com riscos potencialmente mortais na costa e no interior“.
Falando especificamente sobre a região de Tampa, nesta segunda-feira (7), as autoridades aconselharam a “quem tiver condições, pegar a estrada hoje“, pois esta deve ser a pior tempestade na região em mais de 100 anos.
Presidente Biden se pronuncia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também fez um apelo nesta terça-feira para que aqueles que receberam ordens de evacuação antes da chegada do furacão Milton à Flórida “saiam agora”, alertando que se trata de uma questão de vida ou morte. Biden também informou que já aprovou declarações de emergência antes do impacto na Flórida e pediu às companhias aéreas que facilitem as evacuações, evitando a prática de preços abusivos. “Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século e, se Deus quiser, não será, mas parece que sim agora”, declarou.
Furacão recente deixou sequelas no local
No dia 26 de setembro, o Helene, pior furacão a atingir os Estados Unidos desde o Katrina, em 2005, causou destruição por onde passou, levando chuvas torrenciais e inundações. As equipes de resgate ainda estão trabalhando para encontrar sobreviventes e levar energia e água potável às comunidades isoladas nas montanhas.
“Precisamos que o máximo possível desses detritos [do Helene] seja recolhido. Eles criam um risco à segurança e também aumentam os danos que Milton pode causar“, disse Ron DeSantis, governador da Flórida. Lá, os moradores amontoaram nas portas de suas casas os pertences que perderam, e as ruas seguem repletas de lixo.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques