Na manhã desta segunda-feira (19), a Guarda Costeira de Boston confirmou que um submarino que levava turistas para ver os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico. Segundo a BBC, as autoridades já iniciaram uma operação de busca e resgate.
Ainda não está claro, porém, quantas pessoas estavam a bordo da embarcação ou se teria alguém. Ocasionalmente, pequenos submarinos visitam o navio submerso, a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá.
O transatlântico, maior navio de sua época, bateu contra um iceberg durante a viagem inaugural de Southampton a Nova York, em 1912. Dos 2.200 passageiros e tripulantes a bordo, mais de 1.500 morreram.
Os destroços foram descobertos pela primeira vez apenas em 1985, a cerca de 3.800 metros (12.500 pés) abaixo da superfície do oceano. Por causa da profundidade e das fortes correntes, porém, até as câmeras mais modernas mostram apenas vislumbres dos objetos.
Segundo a BBC, a viagem até o local dura cerca de oito horas, contando descida e subida. O passeio custa US$ 250 mil, podendo ultrapassar o valor de um milhão de reais na cotação atual.
Até o momento, a OceanGate Expeditions não se manifestou sobre o submarino desaparecido, nem confirmou a notícia. No site, a empresa classifica o passeio como uma “chance de sair da vida cotidiana e descobrir algo verdadeiramente extraordinário”. Ainda no site, a OceanGate afirma que uma expedição está em andamento e outras duas foram planejadas para junho de 2024.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques