Nas últimas semanas, uma onda de vídeos de ‘brincadeiras’ anti-higiênicas em restaurantes de sushi no Japão, país conhecido por seus padrões rígidos de segurança sanitária, veio à tona. Nas imagens, é possível ver jovens cometendo o chamado “terrorismo do sushi” e o comportamento rendeu indignação na nação, bem como uma queda na Bolsa de Valores, inspeções aos estabelecimentos e até mesmo ações jurídicas.
Nos registros, que surgiram com mais força em janeiro, o “crime culinário” é cometido por um adolescente, que aparece lambendo a tampa aberta de uma garrafa de molho shoyu comunitária e toda a borda de uma xícara de chá, que ele então coloca de volta na prateleira giratória.
Como se isso não bastasse, o jovem lambe o dedo e toca em dois pedaços de sushi, presumivelmente encomendados por outro cliente, enquanto eles passam na esteira. O vídeo já foi visto mais de 40 milhões de vezes no Twitter. Confira:
https://twitter.com/takigare3/status/1619658064898166784?s=20&t=sM3a7U_hjk04eGaZI5urGA
A cena ocorreu em um dos estabelecimentos da rede Sushiro, em Gifu, no centro do Japão, e provocou a queda de 5% nas ações da empresa na terça-feira (31), levando os donos a repensarem como devem servir seus pratos. Em mais flagras, pessoas são vistas em outros restaurantes, colocando wasabi nos pedaços de comida que giram ou lambendo as colheres de uma tigela de chá.
Embora o número de incidentes dificilmente aponte para uma onda de “terrorismo”, os vídeos provocaram alvoroço no Japão, onde a indústria vale cerca de 740 bilhões de ienes (aproximadamente R$28,9 bilhões). A “pegadinha” repercutiu na web e acabou sendo intitulada como “terrorismo do sushi”, já que coloca em risco a saúde dos clientes.
“Isso é doentio”, escreveu um usuário do Twitter. “Não posso mais ir a restaurantes de sushi com esteira rolante”, apontou outro. “Para onde foi nossa moral?”, questionou um terceiro.
Os vídeos também renderam uma investigação policial, depois que a Sushiro abriu processos criminais e civis contra o jovem. A empresa também afirmou que substituiu todas as suas garrafas de molho de soja, limpou os copos dos restaurantes e reforçou as medidas de higiene após o incidente.
Duas outras redes, Hama Sushi e Kura Sushi, também se pronunciaram e confirmaram que planejam tomar medidas legais. A Kura Sushi foi ainda mais longe e revelou que pretende instalar câmeras acima das esteiras para monitorar os clientes, de acordo com a agência de notícias Jiji.