Um ataque russo com mísseis contra o porto de Odessa, no sul da Ucrânia, nesta segunda-feira (29), destruiu o edifício conhecido localmente como “castelo do Harry Potter”. A construção ganhou este apelido devido à semelhança com o Castelo de Hogwarts retratado nos filmes. O prédio faz parte da Academia de Direito de Odessa.
O atentado matou cinco pessoas e deixou 32 feridos. Oito estão em estado grave, incluindo uma criança de quatro anos. Um homem sofreu um derrame e morreu após o ataque, informou o governador regional Oleh Kiper. O míssil também atingiu pessoas que caminhavam num parque próximo ao prédio, de acordo com a mídia ucraniana. Um cachorro foi morto por estilhaços.
📌VÍDEO: Bombardeio russo destrói “Castelo do Harry Potter” na Ucrânia
Saiba mais⤵️https://t.co/3u9MjmWo0z pic.twitter.com/x36WAhmWQG
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 30, 2024
O porta-voz da Marinha ucraniana, Dmytro Pletenchuk, disse que o ataque foi conduzido por um míssil balístico Iskander-M com uma ogiva de fragmentação, o que explicaria o número elevado de vítimas. “Monstros. Bestas. Selvagens. Escória. Não sei mais o que dizer”, disse o prefeito de Odessa, Hennadii Trukhanov, em um vídeo postado no Telegram. “As pessoas estão fazendo uma caminhada à beira-mar e eles estão atirando e matando”, acrescentou.
A ofensiva russa acontece no momento em que a Ucrânia aguarda suprimentos militares prometidos pelos Estados Unidos e pela Europa. Desarmadas, as tropas ucranianas têm lutado para resistir aos avanços russos no campo de batalha e, recentemente, foram obrigadas a fazer uma retirada tática de três aldeias no Leste.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques