Um avião comercial da Angara Airlines caiu nesta quinta-feira (24), na região de Amur, no extremo leste da Rússia. Segundo a agência de notícias russa TASS, relatórios preliminares apontaram que o acidente não deixou sobreviventes.
A aeronave, uma Antonov An-24, decolou de Khabarovsk, fez uma escala em Blagoveshchensk e desapareceu, por volta das 13h (horário local), antes de chegar ao destino final, a cidade de Tynda. O bimotor não chegou a emitir qualquer sinal de emergência antes de sumir do controle de tráfego aéreo.
O Ministério de Emergências da Rússia e a Rosaviation, a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, enviaram equipes de resgate ao local do desaparecimento. Horas depois, destroços da aeronave foram encontrados em chamas em uma colina a cerca de 15 km de Tynda, segundo a agência de notícias.
Em um comunicado, o diretor do Aeroporto de Tynda informou que “o avião pegou fogo com o impacto, e a tripulação de um helicóptero Mi-8 que sobrevoava tal área não relatou sinais de sobreviventes“. Vídeos divulgados pelas autoridades russas e compartilhados nas redes sociais mostraram o local da queda.
Veja:
Пассажирский самолет Ан -24 разбился в Амурской области. На борту находились 49 человек. 😞
Кадры с места крушения😢 pic.twitter.com/TGOpOspkeZ
— Marina (@MMerangul) July 24, 2025
Перший після накладення санкцій пішов, минус 49🐷
Уряд продовжив ресурс 50літніх Ан24 до 60 років. Це було прийнято в рамках ініціативи, спрямованої на подовження строку експлуатації✈️які вперше злетіли в 69році.Продовження ресурсу були замовлено інститутом авіаційних досліджень pic.twitter.com/blEfeifgCx
— 777ua (@777AFU) July 24, 2025
O número de passageiros a bordo ainda não foi confirmado, mas estima-se entre 40 e 50 pessoas. Os serviços de emergência relataram 40, incluindo duas crianças e seis tripulantes. Já o governador de Amur, Vasily Orlov, indicou 43. Por outro lado, a imprensa local informou 49 viajantes.
Ainda não se sabe o que pode ter provocado a queda do bimotor. Contudo, de acordo com a TASS, um erro da tripulação por má visibilidade é uma das principais possibilidades consideradas pelas autoridades. Uma investigação sobre a queda foi aberta.
O presidente russo, Vladimir Putin, também já foi informado sobre o acidente e está sendo atualizado sobre o caso, segundo o Kremlin. Dados do registro federam ainda indicaram que a última inspeção da Angara Airlines foi realizada neste mês.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques