Um avião comercial da Delta, operado pela companhia aérea SkyWest, evitou por pouco uma colisão com um bombardeiro americano B-52 graças a uma manobra brusca do piloto, nos Estados Unidos. A aeronave vinha de Minneapolis, em Minnesota, e tinha como destino Minot, na Dakota do Norte. Ela aterrissaria no aeroporto local na sexta-feira (18).
Vídeos gravados por passageiros e publicados nas redes sociais mostraram o momento de desespero e o desvio feito pelo piloto. Depois de conseguir pousar em segurança, ele explicou o que havia acontecido.
O áudio foi registrado pela passageira Monica Green, que estava no voo. Ela postou um vídeo no Instagram contando sobre o episódio. “‘Vire à direita’, me disse a torre de controle. Eu disse: ‘Há um avião ali’, e (a torre) me disse: ‘Vire à esquerda'”, relatou o piloto. Em seguida, ele apontou a probabilidade de um acidente caso seguisse a orientação da torre de controle.
“Levando em conta sua velocidade, era um avião militar, não sei a que velocidade ele estava indo, mas era muito mais rápido (do que nós). Achei que o mais seguro seria fazer um desvio. Peço desculpas pela manobra agressiva. Me pegou de surpresa, isso não é normal. Não sei por que não nos avisaram, porque a base da Força Aérea tem radar… Resumindo, não foi nada divertido”, admitiu o piloto, recebendo aplausos de quem estava a bordo.
Na gravação, ele também explicou que a torre que atende o Aeroporto Internacional de Minot não tem radar e que os controladores dependem apenas de recursos visuais para orientar o tráfego aéreo.
Confira:
“This is not normal at all”: A pilot flying a Delta Air Lines regional jet on Friday apologized to his passengers after making an “aggressive maneuver” to avoid a mid-air collision with a U.S. Air Force B-52 bomber. https://t.co/Vivp3i8YNe pic.twitter.com/PIkZ7ZcJIt
— CBS News (@CBSNews) July 21, 2025
Nesta segunda-feira (21), a Administração Federal de Aviação dos EUA anunciou que investigará o incidente. Até o momento, porém, não está claro a que distância os dois aviões chegaram. Ainda ontem (20), um porta-voz da Força Aérea se pronunciou à ABC News sobre o ocorrido.
“Estamos cientes dos relatos recentes sobre aeronaves comerciais e da Força Aérea operando no espaço aéreo ao redor do Aeroporto Internacional de Minot. Estamos investigando o assunto. Podemos confirmar que uma aeronave B-52 designada à Base Aérea de Minot realizou um sobrevoo na Feira Estadual de Dakota do Norte na noite de sexta-feira”, declarou.
Em comunicado à imprensa, a companhia aérea disse que também está investigando o episódio: “O voo 3788 da SkyWest, que fazia a rota entre Minneapolis e Minot no dia 18 de julho, aterrissou sem problemas em Minot após obter autorização da torre de controle, mas fez um desvio quando outro avião se tornou visível em sua trajetória. Estamos investigando este incidente”.
O site de rastreamento de voos Flight Radar ainda mostra a trajetória do avião da Delta, que faz um grande loop antes de finalmente aterrissar.
On July 18, a Delta Connection E175 had to make an “aggressive maneuver” to avoid a USAF B-52 while on approach to Minot Airport, North Dakota.https://t.co/q0iXTqSyzU#Delta #DeltaConnection #Minot #AvGeek pic.twitter.com/mgiQnVoddR
— AviationSource (@AvSourceNews) July 21, 2025