ouça este conteúdo
|
readme
|
O boxeador nigeriano Gabriel Oluwasegun Olanrewaju morreu no último sábado (29), depois de desmaiar no ringue durante uma luta na categoria meio-pesado, em Acra, capital de Gana, conforme informações divulgadas pela BBC.
Olanrewaju, que já foi campeão nacional e da África Ocidental, enfrentava o ganês Jon Mbanugu pela Liga Profissional de Boxe de Gana. A luta acontecia na Bukom Boxing Arena quando, no terceiro round, o nigeriano recuou, encostou nas cordas e caiu. No momento da queda, ele não tinha recebido nenhum golpe.
Atenção! Imagens fortes!
Le boxeur nigérian Gabriel Oluwasegun Olanrewaju s’est effondré et est décédé lors d’un combat contre John Mbanugu au Ghana. La cause de son décès est encore inconnue et fait l’objet d’une enquête.
Que son âme repose en paix.#Baziksmedia pic.twitter.com/ATV5bouSB9
—
Culture Afro-Congolaise (@BaziksMedia) March 31, 2025
O atleta foi socorrido ainda no ringue, mas precisou ser levado às pressas ao hospital, onde foi declarado morto 30 minutos após a chegada.
O secretário do Conselho de Controle de Boxe da Nigéria (NBBC), Remi Aboderin, disse que está “devastado” com a perda e definiu o lutador como “destemido” e um verdadeiro “guerreiro do ringue”. “Isso não era algo que esperávamos. Vamos cumprir com a nossa responsabilidade e garantir apoio à família”, disse ele à BBC Sport Africa.

De acordo com o portal DW, a Autoridade de Boxe de Gana (GBA) informou que Olanrewaju havia sido “declarado apto clinicamente pela NBBC” e que, por isso, “a luta internacional foi sancionada e aprovada”. No entanto, Remi afirmou ao jornal nigeriano The Punch, nesta segunda-feira (31), que o conselho não havia aprovado o confronto.
“[Olanrewaju] teve nossa autorização para lutar em Gana, em uma luta que estava prevista para acontecer na sexta-feira”, disse o secretário. “Infelizmente, fizeram a pesagem na quinta-feira e ele foi considerado acima do peso, sendo informado de que o adversário que enfrentaria não era da mesma categoria”.
Aboderin afirmou que o atleta já estava voltando para Nigéria, quando decidiu ficar. Segundo ele, Gabriel “devia dinheiro a muitas pessoas” e precisava dos pagamentos. Foi aí que surgiu a nova luta, no sábado, contra um adversário de outra categoria — sem tempo de preparação e sem aval do NBBC.
“Eles ligaram para o casamenteiro de lutas, que o informou sobre uma luta na noite de sábado, mas nós não demos aprovação para isso”, explicou Remi. Olanrewaju tinha 40 anos e um histórico oficial de 23 lutas, com 13 vitórias e 8 derrotas.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques