Vídeo: Boxeador nigeriano profissional morre após desmaiar no meio da luta

Luta não tinha autorização oficial e teria sido aceita por ele para quitar dívidas

ouça este conteúdo

O boxeador nigeriano Gabriel Oluwasegun Olanrewaju morreu no último sábado (29), depois de desmaiar no ringue durante uma luta na categoria meio-pesado, em Acra, capital de Gana, conforme informações divulgadas pela BBC.

Olanrewaju, que já foi campeão nacional e da África Ocidental, enfrentava o ganês Jon Mbanugu pela Liga Profissional de Boxe de Gana. A luta acontecia na Bukom Boxing Arena quando, no terceiro round, o nigeriano recuou, encostou nas cordas e caiu. No momento da queda, ele não tinha recebido nenhum golpe.

Atenção! Imagens fortes!

O atleta foi socorrido ainda no ringue, mas precisou ser levado às pressas ao hospital, onde foi declarado morto 30 minutos após a chegada.

O secretário do Conselho de Controle de Boxe da Nigéria (NBBC), Remi Aboderin, disse que está “devastado” com a perda e definiu o lutador como “destemido” e um verdadeiro “guerreiro do ringue”. “Isso não era algo que esperávamos. Vamos cumprir com a nossa responsabilidade e garantir apoio à família”, disse ele à BBC Sport Africa.

Gabriel Oluwasegun Olanrewaju (de sapato marrom) segundos antes de desmaiar no ringue. (Foto: Reprodução/X)

De acordo com o portal DW, a Autoridade de Boxe de Gana (GBA) informou que Olanrewaju havia sido “declarado apto clinicamente pela NBBC” e que, por isso, “a luta internacional foi sancionada e aprovada”. No entanto, Remi afirmou ao jornal nigeriano The Punch, nesta segunda-feira (31), que o conselho não havia aprovado o confronto.

[Olanrewaju] teve nossa autorização para lutar em Gana, em uma luta que estava prevista para acontecer na sexta-feira”, disse o secretário. “Infelizmente, fizeram a pesagem na quinta-feira e ele foi considerado acima do peso, sendo informado de que o adversário que enfrentaria não era da mesma categoria”.

Continua depois da Publicidade

Aboderin afirmou que o atleta já estava voltando para Nigéria, quando decidiu ficar. Segundo ele, Gabriel “devia dinheiro a muitas pessoas” e precisava dos pagamentos. Foi aí que surgiu a nova luta, no sábado, contra um adversário de outra categoria — sem tempo de preparação e sem aval do NBBC.

Eles ligaram para o casamenteiro de lutas, que o informou sobre uma luta na noite de sábado, mas nós não demos aprovação para isso”, explicou Remi. Olanrewaju tinha 40 anos e um histórico oficial de 23 lutas, com 13 vitórias e 8 derrotas.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques