Vídeo: Homem é preso e descoberta em peruca choca agentes de segurança em aeroporto na Colômbia

Homem foi preso por tráfico de drogas

ouça este conteúdo

A Polícia Nacional da Colômbia interceptou uma tentativa inusitada de tráfico de drogas no Aeroporto Internacional Rafael Núñez, em Cartagena. Um homem de 40 anos foi preso nesta segunda-feira (24), ao tentar embarcar em um voo com destino a Amsterdã transportando 19 cápsulas de cocaína escondidas em uma peruca sintética. A descoberta ocorreu durante uma verificação de segurança, e o passageiro foi detido antes de conseguir deixar o país.

De acordo com as autoridades ao jornal El País, a droga apreendida pesava cerca de 220 gramas e tinha um valor estimado em 10 mil euros no mercado ilegal europeu (aproximadamente R$60,5 mil). A apreensão impediu que mais de 400 doses da substância fossem comercializadas.

O detido, natural de Pereira, na região do Eixo Cafeeiro, já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas. Agora, ele responderá novamente pelo crime de tráfico, fabricação e porte ilegal de substâncias entorpecentes. A Procuradoria-Geral da República investiga quantas vezes ele já viajou para o exterior e se há conexão com uma rede criminosa maior.

Veja o momento da descoberta:

Continua depois da Publicidade

O comandante da Polícia Metropolitana de Cartagena, brigadeiro-general Gelver Yecid Peña Araque, destacou que a abordagem bem-sucedida foi resultado da experiência dos agentes e do uso de equipamentos avançados de controle. “Por meio da criação de perfil, eles encontraram um indivíduo que estava tentando embarcar em um voo de Cartagena para Amsterdã. Este indivíduo é perfilado por um dos nossos especialistas e submetido ao procedimento. Por meio do scanner, foi constatado que ele usava uma peruca, na qual continha mais de 220 gramas de cocaína, que ele pretendia levar para este país”, afirmou.

Embora não haja confirmação oficial sobre sua ligação com uma organização específica, as autoridades suspeitam que o homem não atuava sozinho. A expectativa é que as investigações revelem outros envolvidos no esquema de tráfico.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques