Uma turista norte-americana de 80 anos morreu e outros cinco ficaram feridos após serem atacados por um elefante durante um safári em um parque nacional da Zâmbia, na África, no último sábado (30).
Um vídeo registrado por uma pessoa que participava do passeio mostra o momento do ataque. O animal, que mede cerca de 3 metros e pesa aproximadamente cinco toneladas, perseguiu o grupo, que estava em um caminhão, por 800 metros. O motorista tentou assustar o elefante com gritos, mas o animal tomba o veículo e o vídeo é cortado.
One international client killed by elephant in Kafue National Park from lufupa Lodge during Safari. Two injured and being evacuated to Lusaka. Full details being awaited from the operator through the Senior Warden Kafue Region. Very unfortunate indeed. pic.twitter.com/4ntbyhec1G
— Gina (@ginnydmm) April 2, 2024
Nenhuma das vítimas teve a identidade revelada. Segundo o Daily Mirror, uma turista ficou gravemente ferida e foi levada de avião para um centro médico privado na África do Sul. O estado de saúde dela não foi revelado. Os demais receberam tratamento para ferimentos leves numa clínica local. O corpo da idosa que morreu será levado de avião aos EUA.
O jornal britânico ainda divulgou o posicionamento do dono da empresa responsável pelo parque, Keith Vincent. O empresário afirmou que o acontecimento foi trágico.
“Por volta das 9h30 de sábado, os seis convidados estavam no safári quando o veículo foi inesperadamente atacado pelo elefante. Nossos guias são todos extremamente bem treinados e experientes, mas infelizmente o terreno e a vegetação bloquearam a rota do guia. Ele não conseguiu retirar o veículo do perigo com rapidez suficiente. Este é um acontecimento extremamente trágico e apresentamos as nossas mais profundas condolências à família da hóspede que faleceu. Também estamos, naturalmente, apoiando todos os envolvidos neste incidente angustiante. O falecido será repatriado para os EUA“, disse Keith.