Recentemente, um adolescente de 17 anos passou por um momento de sufoco enquanto fazia um treino no caiaque com sua turma do ensino médio no Havaí. De acordo com informações divulgadas pela Guarda Costeira, Kahiau Kawai estava na embarcação de seis metros, quando foi levado por fortes correntezas para longe do grupo.
O jovem não usava colete salva-vidas. Ele ficou cerca de 11 horas à deriva no Oceano Pacífico, agarrado ao caiaque. Kahiau só foi encontrado por volta das 4 h da manhã (horário local) do dia seguinte. Uma aeronave da guarda costeira localizou a embarcação e disparou um sinalizador para marcar a posição onde ele estava. O vídeo da Guarda Costeira mostra o momento exato do resgate. Kahiau nadou até um barco e foi ajudado a subir na embarcação com o salva-vidas.
Assista ao vídeo abaixo:
O salva-vidas Noland Keaulana estava de folga, mas participou das buscas pelo adolescente em um barco. Ele usou um sinalizador para chegar até o jovem. “Eu esperava o pior e então quando vi a cabeça dele perto do caiaque, [comemorei]. A família dele tem sorte e esse garoto é forte”, disse Noland em uma entrevista coletiva.
“Acho que ele ficou em choque total porque não estava nem um pouco emocionado [quando foi resgatado]. E eu estava chorando muito porque ele estava bem”, acrescentou.
Já Kahiau explicou à CNN Internacional como ele acabou se afastando dos colegas com a forte correnteza. “Estava bem agitado lá fora, as ondas estavam super fortes e eu simplesmente não conseguia lutar contra a corrente. Quando o sol começou a se pôr, eu estava indo mais longe conforme escurecia, foi quando comecei a me preocupar”, afirmou ele. O jovem perdeu o remo e contou que teve que alternar entre deitar no caiaque e ficar na água.
Ele ainda tentou gritar por ajuda, mas não havia nenhum barco por perto. “Eu sabia em um certo ponto que não conseguiria lutar contra a corrente, então eu apenas tentei relaxar e manter a calma”, acrescentou. Ao ser resgatado, Kahiau apresentava alguns ferimentos estava com hipotermia. Ele foi levado para um pronto-socorro em estado grave.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques