Vídeo: Lavadores de janelas ficam presos em andaime descontrolado a 78 andares de altura em Nova York

Felizmente, ninguém saiu ferido

ouça este conteúdo

Dois lavadores de janelas viveram momentos de tensão na manhã desta sexta-feira (28), em Nova York, quando o andaime em que trabalhavam começou a balançar descontroladamente a 78 andares de altura. O equipamento foi arrastado pelo vento e colidiu com a lateral do luxuoso arranha-céu no 25 Columbus Circle, quebrando uma janela do apartamento e espalhando estilhaços de vidro na rua movimentada.

O resgate foi realizado por equipes do Corpo de Bombeiros da cidade (FDNY), que precisaram agir rapidamente para salvar os funcionários, que não estavam presos aos cabos de segurança no momento do incidente. O chamado de emergência foi registrado às 9h47. Assim que chegaram ao local, os bombeiros encontraram o andaime preso apenas pelos cabos de sustentação, balançando com as rajadas de vento. Imagens registradas por testemunhas no chão mostram o equipamento girando no ar e batendo repetidamente contra a estrutura do edifício.

Assista:

A equipe de resgate subiu até o 78º andar para estabilizar o equipamento e garantir a segurança dos trabalhadores. “Quando eles subiram, viram que a janela estava quebrada, com vidro por todo lado”, relatou o vice-chefe do FDNY, Michael Trahan, durante uma coletiva.

Diante da urgência da situação, os bombeiros quebraram uma janela próxima para ter acesso aos trabalhadores. Usando uma “corda salva-vidas” amarrada a um objeto dentro do prédio, a equipe conseguiu puxar os dois homens para dentro do edifício, evitando um possível acidente fatal. “Era extremamente perigoso, obviamente, para os ocupantes do andaime, mas, inicialmente, quando chegamos ao local, era extremamente perigoso para os membros do FDNY”, afirmou o tenente Nick Schneider.

Continua depois da Publicidade

A segurança dos trabalhadores também levantou questionamentos. De acordo com as autoridades, ambos usavam cintos de segurança, mas não estavam presos às cordas de proteção. “Eles perceberam que os trabalhadores dentro do andaime não estavam presos, então conseguiram colocar cordas dentro do balde e prendê-los”, explicou Trahan.

O Departamento de Edifícios de Nova York foi acionado e iniciou uma investigação para apurar se houve falha no equipamento ou negligência na segurança dos trabalhadores. A expectativa é que os responsáveis sejam autuados por infrações.

Após o resgate, o andaime continuou balançando e se chocou mais uma vez contra o prédio, fazendo com que mais estilhaços de vidro caíssem na rua. Para evitar riscos aos pedestres, a área foi temporariamente bloqueada. Felizmente, ninguém se feriu. Os trabalhadores foram encaminhados ao Hospital Cornell, onde receberam atendimento médico e foram liberados em condição estável.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques