Nesta terça-feira (30), foi divulgado um vídeo que mostra o momento em que Cameron Robbins se arrisca num mar repleto de tubarões, nas Bahamas. O clipe captou os últimos instantes do jovem de apenas 18 anos antes de desaparecer perto da Ilha Athol, na última quarta (24). As buscas pelo corpo foram encerradas pelas autoridades ainda na semana passada.
Na gravação, é possível ver Cameron depois de pular do cruzeiro em que viajava com os amigos para comemorar a formatura no ensino médio. Tripulantes que estavam a bordo tentaram ajudar o garoto ao jogar uma boia salva-vidas, que, infelizmente, foi parar longe dele.
“Esse garoto pulou [do navio]! Que louco isso, mano”, disparou um estudante que filmou a situação desesperadora. Internautas apontam que é possível enxergar um tubarão aos três segundos do lado esquerdo do vídeo. A filmagem termina quando Cameron já não é mais visto por ninguém. Assista:
Is that a SHARK @ the 3 second mark on the left ?? 🚨Footage shows cameron robbins, 18, who jumped off a cruise ship in the bahamas as a dare on wednesday 5/24/23. he has still not been found and the search has been suspended.
pic.twitter.com/rgWOn1U024— Sir Chartist (@ChartBreakouts) May 30, 2023
O pulo no mar das Bahamas aconteceu por volta das 21h40 (horário local), quando Cameron foi visto pela última vez se agitando na água, segundo testemunhas. Ele havia sido desafiado a mergulhar. As buscas pelo adolescente começaram logo após o sumiço, quando a tripulação do cruzeiro permaneceu algumas horas na área na expectativa de encontrá-lo. A Força de Defesa Real das Bahamas e a Guarda Costeira do Sudeste dos Estados Unidos, no entanto, suspenderam as buscas dois dias depois e informaram a decisão em um comunicado.
“O Distrito Sete da Guarda Costeira dos EUA implantou vários recursos de busca e resgate em resposta a uma solicitação de suporte de nossos parceiros na FRDB. Nosso centro de comando da guarda costeira e tripulações aéreas com base em Miami apoiaram os esforços de busca e resgate da RFDB desde o relatório inicial de quarta-feira à noite e continuaram até a noite de sexta-feira”, declarou o comandante Matthew Spado.
“Fomos informados pelo RBDF esta noite de que eles estavam suspendendo os esforços de busca ativa enquanto aguardavam novos desenvolvimentos e não estavam solicitando mais assistência da Guarda Costeira após notificar a família Robbins. Oferecemos nossas mais sinceras condolências à família e amigos de Cameron Robbins”, concluiu o texto.
“We were informed by @TheRBDF this evening that they were suspending the active search efforts pending further developments & were not requesting further @USCG assistance after notifying the Robbins family,” said Lt. Cmdr. Matt Spado, Coast Guard liaison officer @USEmbassyNassau
— USCGSoutheast (@USCGSoutheast) May 27, 2023
Nas redes sociais, a família de Cameron compartilhou uma declaração após o fim das buscas. “O governo das Bahamas cancelou o resgate de Cameron e estamos voltando para Baton Rouge. Queremos agradecer ao governo das Bahamas, à Guarda Costeira dos EUA, à Marinha Cajun Unida e ao congressista Garrett Graves por tudo o que fizeram por nós. Neste momento de dor, agradecemos à nossa família, amigos e simpatizantes por nos conceder a privacidade que precisamos para lembrar adequadamente de nosso filho e lamentar sua perda”, disse.
Kevin George, diretor da U-High (University Laboratory School) em Baton Rouge, onde o Robbins estudava, se manifestou sobre o caso em sua conta do Twitter. “Em momentos como esse, nós precisamos estar junto com a família para orar e dar suporte uns aos outros. Por favor, junte-se a nós para orar por Cam (Cameron Robbins), a família dele e todas as pessoas envolvidas nas buscas”, pediu o orientador.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesIn times like this, we come together as a family to pray and hold one another right. Please join us in prayer for Cam, his family and everyone involved in the search. 🖤💛 🙏🏽 https://t.co/BfrSz99on6
— Kevin R. George (@UHIGHDIRECTOR) May 25, 2023